domingo, 24 de abril de 2011

JESUS VENCEU A MORTE

Jesus venceu a morte para nos dar a vitória também. Ele sofreu para que nós, que estávamos desgarrados, pudéssemos alcançar a salvação de nossas almas.
Se não conseguimos compreender a morte, não podemos compreender a vida. Qualquer filosofia ou religião que não nos ensine e nos prepare para enfrentar a morte não vale para a vida. Por isso Paulo afirmou: “Para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fl 1.21).
Ou seja, “a razão da minha vida é Cristo. Tanto faz viver alguns anos mais aqui nesta Terra, ou morrer e viver eternamente com Cristo no céu, o que seria melhor ainda. Se o morrer é estar plenamente com Cristo, então é ainda melhor que continuar vivendo aqui. De qualquer forma, estar em Cristo faz toda a diferença, todo o sentido para mim”.

Paulo, apóstolo, encontrava-se preso em Roma, acorrentado entre soldados romanos de plantão; recebendo afrontas e zombaria da parte de religiosos que também pregavam o evangelho de Cristo, mas que advogavam a “teologia da prosperidade”. Os quais julgavam-no fracassado pelo fato de estar encarcerado por pregar o evangelho de Cristo. Eles diziam que um pregador vitorioso não podia “aceitar” o sofrimento, a perseguição, enfermidades e a morte em consequencia a essas coisas. Deveria demonstrar o poder de Deus, determinando que todo o mal fosse derrotado e repelido em nome de Jesus. Algo como se diz hoje em dia. Contudo, Paulo exalava a verdadeira alegria cristã; a qual é mencionada cerca de 16 vezes na carta aos filipenses. Sua postura é serena e tranquila. Mais que isto, é de pleno gozo e regozijo. Sua vida era plena de contentamento por sentir-se no centro da vontade de Deus, em Cristo Jesus. Ele encontrou o verdadeiro sentido da vida, razão para viver e morrer.
Mais à frente Paulo diz: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4.13).
Quais seriam as coisas a que Paulo se referia que poderiam ser suportadas e superadas? Veja o contexto: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4.11-13). Logo, o que ele estava dizendo é que poderia permanecer firme, apesar de todas as tribulações e necessidades vivenciadas. Manifestando, assim, a graça de Cristo que nos consola e nos dá o suprimento para viver e lutar, na certeza de que Ele é fiel e suficiente para nos sustentar nesse mundo tenebroso.

Paulo não diz que isto é fácil... A vida cristã para Paulo era um combate contra inimigos espirituais, mediante assistência divina. Quando o mundo procura nos amedrontar, temos a garantia do conforto de Cristo. Apesar disso, Paulo não havia perdido a esperança da consolação e livramento do Senhor. E, assim, procura estimular aos crentes de Filipos, no sentido de que não se desanimassem da caminhada cristã. Que eles prosseguissem combatendo contra as heresias e afrontas dos inimigos, certos de que o próprio Senhor estaria com eles, dando-lhes o suprimento necessário: “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus” (Fl 4.19).
Isto é a graça de Cristo Jesus. Louvado seja o Senhor!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: