sexta-feira, 13 de julho de 2012

A DOCE ILUSÃO

 “Jônatas, porém, não tinha ouvido quando seu pai conjurara o povo, e estendeu a ponta da vara que tinha na mão, e a molhou no favo de mel; e, levando a mão à boca, tornaram a brilhar os seus olhos”  (1 Sm 14.27).

Desde o Éden, a doce tentação do pecado tem procurado despertar grandes fantasias e ilusões nas pessoas. O Diabo é o maior mestre ilusionista. Ele procura iludir as pessoas com todas as formas possíveis de tentações. Entre as quais, se destacam as fantasias sexuais. Quando somos induzidos a pensar que, se conseguirmos ter um encontro romântico com determinada pessoa, seremos eternamente felizes... É aquela famosa frase: “Felizes para sempre!” O pecado é exatamente assim: um doce engano. Aparentemente, apenas um ato passageiro, isolado, inofensivo, inocente e desculpável... Como se pudéssemos dizer do trilho da linha de trem, do qual se tirasse apenas um pouco de seu curso normal. É claro que o início seria aparentemente sem nenhuma importância. Mas é fácil imaginar o final da viagem...

Assim, também, nossas ações  irresponsáveis, levianas, do tipo “é só um pouquinho”, podem acarretar verdadeiras tragédias, físicas, morais  e espirituais. Por isso Paulo escreveu: ”Porque o pecado, pelo mandamento me enganou e por ele me matou” (Rm 7.11).

Esse é o engano do pecado: um pouquinho só... É o suficiente para causar um completo incêndio e total destruição em sua reputação, ou, até mesmo, de sua vida. Um verdadeiro desarranjo em sua estrutura psicológica, moral e espiritual. Você tenta esquecer, se esconder de tudo e de todos... Mas não consegue! Então sofre por ter que conviver  consigo próprio, de quem não consegue fugir.  Pior ainda, você sente uma profunda ruptura no seu relacionamento com Deus. E isso dói na alma. Ainda fica  prisioneiro indefeso da outra pessoa com quem você compartilhou seu momento pecaminoso. Perde a paz, a alegria, a espontaneidade, a vontade de  conviver com  outras pessoas, mesmo que elas sejam de sua inteira confiança e amizade. Perde a vontade de se envolver, compartilhar alguma coisa saudável e positiva. Isto porque você mesmo é a personificação de tudo o que se imagina ser negativo...

O pecado o leva a perceber que não como acalmar e fazer calar sua própria consciência cristã (Sl 139.7-12). Na verdade, há um rompimento no seu relacionamento com Deus (Is 59.1-8). Por isso a Bíblia diz:

_ “Vede irmão que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado” (Hb 3.12-13).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: