terça-feira, 17 de julho de 2012

EIS O HOMEM!

Jo 19.1-5

Eis o Homem! Vocês são responsáveis  pelo que fizerem a Ele, lembrem-se disso!

Sem dúvida alguma esta é  a primeira interpretação que podemos  dar às palavras de Pilatos, no texto em apreço. E creio que  estas palavras devem ser não só  interpretadas à luz  do contexto da época, mas também que elas devem  ser aplicadas ao  próprio contexto  histórico de cada um de nós. Os soldados estavam extravasando todo o seu ódio diabólico contra  o Santo de Deus. Eles "amaram mais as trevas do que a luz, porque  as suas  obras eram más" (Jo 3.19).

Diante deles estava a Luz do Mundo, o Filho do Deus Vivo; e Pilatos, ainda que  sem querer e sem perceber, estava sendo usado  por Deus como profeta e pregador do evangelho de Cristo Jesus, porquanto apresentava-lhes o  próprio Deus Filho, Jesus Cristo, aquele  que não tem  pecado, e o único que  tira o pecado do coração humano.
Portanto, "Eis O Homem, Jesus!"

Não um homem qualquer, mas o Homem Jesus, aquele que assumiu a condição humana para alcançar o pecador e resgatá-lo das trevas eternas; o Salvador do Mundo!
Esta mensagem que Pilatos  pregou sem querer, deve ser a mensagem  a ser pregada de boa vontade por todos quantos dizem amar e servir ao Senhor Jesus, por querer. É a mensagem a ser pregada a todos  que  ainda estão vivendo  nas trevas  do pecado do ódio, da violência, da idolatria e da incredulidade. Enfim, é a mensagem de vida eterna que cada um de nós precisa  passar adiante, desde a nossa vizinhança até  os confins da terra.

Nesse tempo de tanta  injustiça, violência e ignorância  espiritual, quero apresentar a mensagem de Pilatos: Eis o homem! Eis aquele que veio buscar e salvar o perdido. Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Eis o Filho de Deus que pode resgatar e salvar a sua vida!  Eis a única esperança para este mundo em crise!  Eis que diante de cada  um de nós está a solução e a resposta para o anseio de nossas almas! Eis aí, JESUS, O SALVADOR DO MUNDO! Se você, ainda que não seja  um agressor e blasfemador como aqueles rudes soldados, mas se você se encontra confuso e desesperado diante  das circunstâncias deste mundo, eis Aquele que pode  dar sentido  a sua vida. Eis  o Homem que pode   trazer paz e harmonia à sua vida atribulada e confusa.

Eis o homem a quem você, quer queira quer não queira,  um dia  terá  que prestar contas de todos  os seus  atos e motivos. Eis  o Homem! 

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: