segunda-feira, 16 de julho de 2012

GUERRA PREVENTIVA ESPIRITUAL


Ef  6:10-20


Paulo procura nos instruir e nos acalmar quanto a este assunto: “Aquele, pois,  que pensa estar em pé veja que não caia. Não vos sobreveio tentação que  não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos  proverá  livramento, de sorte que a possais suportar”  (1 Co 10.13). E Pedro completa: “É porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia do Juízo” (2 Pe 2.9).  Pedro ainda nos exorta:  “Sede sóbrios e vigilantes. O Diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém  para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo  na vossa irmandade espalhada  pelo mundo”  (1 Pe 5.8-9).

Tiago confirma as doutrinas expostas, e encerra a questão: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”  (Tg 4.7). A batalha é espiritual e só será vencida por meio de um poderoso avivamento espiritual. Porém, é bom lembrar que esse avivamento não consiste de meios humanos, chavões e barulho. Nem mesmo o crescimento numérico pode servir de parâmetro para avaliação do que seja avivamento.  Não significa só ajuntamento, aparência de algo saudável... A Bíblia nos diz como vencer a tentação: Tomando posse da armadura de Deus:  Ef  6.10-20.

Paulo fala  do Espírito Santo como  o poder de Deus que nos proporciona a vitória. Quando nos tornamos cristãos, entra em nós o poder do Espírito de Deus. Então, Ele mesmo nos encoraja a fazer uso da Palavra de Deus para o nosso crescimento espiritual e para nos fortalecer na “força do seu poder que habita em nós”, conforme Ef 3.16.  O Espírito nos muniu da instrução que se acha na  Palavra, porém, não podemos usá-la sem Ele...

_ “...com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,  e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,  pelo qual sou embaixador em cadeias, para que nele eu tenha coragem para falar como devo falar”  (Ef  6.18-20).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: