terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A ORAÇÃO DE JABEZ (10)



 

Acho que este é o meu compromisso!

 

A oração de Jabez é um pedido revolucionário. Assim como é muito raro ouvir alguém orando: “Deus, abençoa-me”, também é difícil presenciar a súplica de alguém que diz: “Deus, dá-me um ministério maior”! A maioria de nós acha que nossas vidas já estão ocupadas demais. Porém, quando você começa a orar, pela fé, pedindo mais ministério, coisas impressionantes vão acontecer. À medida que suas oportunidades crescerem, sua capacidade e seus recursos sobrenaturais se expandirão. Não demora muito e você começará a perceber o prazer que Deus tem em seu pedido, e a urgência que ele tem de fazer grandes coisas em você e através de você. As pessoas vão bater na nossa porta ou se assentar na mesa do lado. Começarão a dizer coisas que vão surpreender até a elas mesmas. Pedirão alguma coisa – elas não estarão bem certas do que é – e vão esperar sua resposta. Chamo estes encontros de compromissos de Jabez.

 
Lembro-me da primeira vez que orei pedindo um desses compromissos. Foi num lugar surpreendente – a bordo de um navio na costa da Turquia. Eu estava viajando sozinho, avaliando uma empresa especializada em levar grupos para fazer turismo no Mediterrâneo, seguindo os passos da Igreja Primitiva. Passamos dias maravilhosos a bordo daquele navio, com tempo suficiente para me dedicar a diversos projetos, mas, com o passar dos dias, fui me sentindo solitário.
 
Na manhã em que ancoramos em Patmos, a ilha onde João escreveu o Livro do Apocalipse, cheguei ao fundo do posso. Em vez de seguir o roteiro turístico, caminhei pelas ruas daquele pequeno porto conversando com Deus: Senhor, sinto saudades de casa e estou fraco – dizia eu. Mas quero ser teu servo. Mesmo aqui, alarga minhas fronteiras. Manda-me alguém que precisa de mim. Numa pequena praça encontrei um restaurante com mesas nas calçadas. Sentei-me e pedi uma xícara de café. Poucos minutos depois, ouvi a voz de um homem atrás de mim.

 - Você está no navio de cruzeiro?

Olhei para traz e vi um jovem caminhando na minha direção.

 - Sim, estou – disse eu. – E você?

Ele me disse que era americano e que vivia na ilha. Perguntou se poderia sentar-se ali. Seu nome era Terry. Poucos minutos depois ele já estava me contando sua história. De acordo com o que ele me contou, seu casamento estava à beira de um penhasco. Na verdade, aquele dia era o fim de tudo. Sua esposa dissera que partiria à noite.

Você sabe o que eu estava pensando naquele momento, não é? Tá bom, Senhor, acho que este é o meu compromisso de hoje, Eu o aceito...

- Você quer que sua esposa vá embora? – perguntei. Ele me disse que não.

- Posso sugerir-lhe algumas coisas? – ofereci-me. Quando ele disse sim, soube que era a confirmação dada pelo Senhor de que aquela seria mais uma das experiências de Jabez. Passei uma hora conversando sobre vários aspectos e princípios bíblicos para um casamento feliz. Terry nunca ouvira falar de nenhum deles. Quando eu já estava acabando, Terry estava tão ansioso para ter uma oportunidade de colocar aquelas ideias em prática, que pulou da cadeira e ficou em pé na minha frente.

 - Terry – disse eu – quero ouvir notícias de como foram as coisas entre você e sua esposa hoje. Aconteça o que acontecer, venha até o navio antes de partirmos e me conte, está bem?

Terry concordou, despediu-se e partiu. Naquela noite, todos voltaram ao navio. Eu estava no convés esperando alguma coisa. Ainda me sentia solitário, um pouco frustrado, e comecei a pensar o que se passara no coração de Terry naquele café. Quando o capitão ordenou que se desse o último apito, anunciando nossa partida, fui até a proa onde a tripulação estava ocupada mexendo com as amarras do navio. E ali, correndo atrás de nós pela costa, vinha um casal de mãos dadas. Quando chegaram perto o suficiente para me verem na balaustrada, começaram a gritar:

 - Funcionou! Funcionou! Vamos ficar juntos!

Durante o resto da viagem fiquei tão contente com o que Deus havia feito que senti como se estivesse flutuando pelas águas sem precisar do navio. Deus havia marcada um compromisso na agenda daquele jovem para que pudesse se encontrar comigo. Começamos a nos aproximar a partir do momento em que orei pedindo ao Senhor, pedindo por uma vida mais ampla para o seu serviço.

 

Nenhum comentário: