domingo, 20 de janeiro de 2013

A ORAÇÃO DE JABEZ (8)


VIVENDO DE MANEIRA ABUNDANTE

 “E me alargues as fronteiras”

 
A parte seguinte da oração de Jabez – um apelo por maiores fronteiras – é aquela em que você pede a Deus que engrandeça sua vida de modo que você possa causar maior impacto para ele. A partir do contexto e dos resultados da oração de Jabez, podemos ver que havia mais em seu pedido do que um simples desejo de possuir mais terras. Ele queria mais influência, maior responsabilidade e mais oportunidades para deixar uma marca para o Deus de Israel.
 
Dependendo da versão do texto bíblico que você esteja lendo, a palavra “fronteiras” também pode ser traduzida por termos ou terras. Para Jabez e seus contemporâneos, esta palavra carregava grande força emocional. Ela falava de um lugar que pertencia a alguém e onde havia muito espaço para crescer. Na época de Jabez a história israelita mais recente incluía a conquista de Canaã por Josué e a repartição da Terra Prometida em extensas áreas de terra para cada tribo.
 
Quando Jabez clamou a Deus “alarga minhas fronteiras”, ele observou seu contexto e concluiu: “Eu não nasci para ter só isso”!   Como fazendeiro ou criador, ele olhou para o patrimônio que sua família lhe havia dado, correu os olhos pelas cercas, visitou os marcos de sua propriedade, calculou o potencial de tudo aquilo e tomou uma decisão: “Toma tudo aquilo que colocares sob o meu cuidado Senhor, e aumenta-o, para Tua glória”.
 
Se Jabez trabalhasse em Wall Street, é possível que ele tivesse feito a seguinte oração: “Senhor, aumenta o valor da minha carteira de investimentos”. Normalmente cito este tipo de posicionamento ao falar com presidentes de empresas. Quando executivos cristãos me perguntam: “É válido pedir a Deus mais sucesso nos negócios”? Minha resposta sempre é: “Certamente que sim”!

 
Se você estivesse tocando seu negócio de acordo com princípios bíblicos, não apenas é certo pedir mais, como o próprio Deus está esperando que você peça. Seu negócio é o território (as fronteiras) que Deus lhe confiou. Ele quer que você o aceite como uma oportunidade significativa de tocar vidas de pessoas, a comunidade empresarial e o próprio mundo, para a glória do Senhor.
 
Pedir ao Pai Celestial o incremento de seus negócios só traz alegria a Deus. Suponhamos que Jabez fosse uma esposa e mãe. Sua oração teria sido assim: “Senhor, incrementa minha família, favorece meus relacionamentos familiares, multiplica, para a Tua glória, a influência do meu lar”.

Sua casa é a arena mais poderosa da face da terra para mudar uma vida para Deus. Porque o Senhor não desejaria que você fosse poderosa para Ele?

Independente de qual seja sua vocação, o ponto alto da oração de Jabez, no qual ele pede fronteiras mais amplas deve soar como algo assim:


“Oh Deus e Rei peço-te que expandas minhas oportunidades e meu impacto de tal maneira que eu possa alcançar mais vidas para Tua glória. Permita-me fazer mais para ti”!

Quando você orar assim, as coisas certamente começarão a esquentar.

 

Nenhum comentário: