sábado, 26 de janeiro de 2013

A ORAÇÃO DE JABEZ (14)


 

Buscando Poder

 

Eu caí em queda livre! Senti-me fraco e fora de controle – muito diferente de como um líder deve se sentir – e a maior parte do tempo tudo o que eu podia ver era o chão chegando cada vez mais perto. Isto aconteceu no começo da minha aventura ministerial, quando as portas se escancararam diante de possibilidades fabulosas na organização cristã que eu dirijo, a Caminhada Bíblica. Não conseguia me livrar da sensação de que eu era a pessoa errada para o trabalho.

 
Profundamente desnorteado, decidi buscar o conselho de um homem mais experiente e maduro. John Mitchell estava na casa dos 80 anos naquela época. Nascera em Yorkshire, Inglaterra, e era um grande professor de Bíblia e pai espiritual de milhares de pessoas. Contei-lhe o que pensava ser a direção de Deus para mim e confessei-lhe meu problema. Ainda tentava descrever minha crise em detalhes quando ele me interrompeu:

- Meu filho – disse ele com sotaque característico – este sentimento do qual você está fugindo se chama dependência. Significa que você está caminhando com o Senhor Jesus. Fez uma pausa para que eu pudesse digerir o que ele acabara de dizer e continuou:

- A verdade é que no momento em que você não estiver se sentindo dependente estará deixando de viver verdadeiramente pela fé.

 
Não gostei do que acabara de ouvir.

- Dr. Mitchell, o senhor está dizendo que essa sensação de incapacidade é de fato o que devo sentir?

- Certamente que sim meu jovem! – disse-me ele, todo sorridente. – É exatamente isso.

É assustador e totalmente emocionante, não é? Na condição de filhos e filhas de Deus, eleitos e abençoados por ele, devemos arriscar algo tão ousado que o fracasso é garantido... a não ser que Deus intervenha. Reserve alguns instantes para meditar em oração e tentar compreender até que ponto esta verdade se opõe a tudo quanto você escolheria humanamente.

 

·    Isto vai contra o bom senso.

·    Contradiz sua experiência anterior.

·    Parece desconsiderar seus sentimentos, seu treinamento e sua necessidade de se sentir seguro.

·    Conspira para que você acabe parecendo um tolo e um fracassado.

 

Mas é este o plano de Deus para os seus mais honrados servos.

Temos de admitir que os grandes heróis da vida parecem desconhecer o conceito de dependência, mas eu e você fomos feitos para ela. Depender de Deus transforma em heróis pessoas comuns como eu, você e Jabez. Como? Somos forçados a clamar, como Jabez fez em seu terceiro apelo:

“Que seja comigo a Tua mão”!

Através deste clamor, desencadeamos o poder de Deus para realizar sua vontade e demonstrar a sua glória por meio de todas aquelas aparentes impossibilidades.

Observe que Jabez não começou sua oração pedindo que a mão de Deus estivesse sobre ele. Àquela altura ele ainda não tinha a consciência dessa necessidade. As coisas ainda estavam sob seu controle. Seus riscos, e os temores a eles inerentes, eram mínimos. Mas quando suas fronteiras começaram a se alargar e tarefas proporcionais ao tamanho do reino de Deus começaram a se colocar diante dele, Jabez sabia que precisava de uma mão divina – e rápido! Ele poderia ter desistido ou tentado continuar por esforço próprio. Em vez disso, ele orou. Se buscar as bênçãos de Deus é nosso mais elevado ato de adoração e se pedir para fazer mais para Deus é nossa maior ambição, requerer que a mão de Deus esteja sobre nós é a nossa escolha estratégica para que as grandes coisas que Deus está fazendo em nossas vidas se perpetuem e continuem a florescer.

 
É por isso que podemos chamar a mão de Deus sobre nós de “o toque de grandeza”. Você não se torna grande: você se torna dependente da forte mão de Deus. As necessidades que você coloca nas mãos do Senhor se transformam em oportunidades ilimitadas. Deus se engrandece através de você.

 

Nenhum comentário: