domingo, 11 de maio de 2014

MÃE, POR QUE CHORAS?


Na verdade a pergunta foi dirigida à Maria Madalena, e não à mãe de Jesus. Mas podemos imaginar e  aplicar a mesma pergunta para cada mulher, mãe ou apenas  filha,  quando  celebramos e  homenageamos a todas as mães; do passado, presente e futuro.   E certamente seriam muitas as respostas, porque muitos são os motivos pelos quais choram as mulheres hoje, no Brasil e  no mundo; mas especialmente as mães brasileiras.

Lágrimas vertidas pelas viúvas pobres, que não sabem como vão   arrumar alimentos  para  alimentar  seus dois  filhos ainda dependentes...

Lágrimas de mulheres indignadas com a brutalidade e desumanidade de seus maridos, insensíveis às suas necessidades femininas, físicas, emocionais e espirituais...

Lágrimas da Mulher  Criança, explorada sexualmente, que chora a perda de sua dignidade, saúde e o direito de  ser feliz com o homem a quem deseja escolher  para passar com ele o resto de sua vida.  Lágrimas da mulher espancada e humilhada por um bando  de bandidos acobertados  pelo dinheiro fácil de seus pais, e pela condição social privilegiada que ocupam.

Lágrimas da mulher mãe que vê seu filho sendo  levado para  um presídio por causa do envolvimento com  as drogas e com pessoas  perigosas.

Lágrimas da mãe cujo marido e filhos  tiveram suas vidas abreviadas por motivos fúteis, brutais e prematuramente... Chora porque parece que levaram o seu Senhor e O esconderam de si.    "Porque levaram  meu Senhor, e não sei onde  o puseram".

Maria  Madalena e as demais que foram com ela ao  sepulcro choraram por um motivo especial: Porque, na concepção delas, Aquele  em quem  depositaram toda  a esperança de lhes  dar a paz permanente e  a libertação de seus pecados lhes fora tirado de forma  brutal e  prematuramente. Elas  ainda não  haviam percebido que aqueles momentos, embora significativos e realmente tristes, seriam breves e  passageiros em comparação com a exuberante e permanente alegria  da ressurreição  de seu Mestre e  Senhor.

Para você  Maria de todas as raças, de todas as crenças, de todas as partes, querida mãe chorosa, aceite meus sinceros votos de que a bênção da  consolação do Senhor repouse sobre sua vida e sobre a vida de toda a sua família. Portanto, aceite meu afetuoso abraço (ainda que distante) de felicitações. Parabéns pelo seu dia! E, por favor,  não chore mais! Mas se  chorar, confie  na promessa divina que  um dia haveremos  de tomar  posse. Então, “Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum,  pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”.

Uma jovem a quem tenho tido a honra de pastorear pela internet compartilhou comigo sua luta pessoal.   Ela está namorando um rapaz não crente e já está começando a enfrentar sérias dificuldades devido ao fato de que ele não aceita e não entende porque ela, sendo uma pessoa "esclarecida e independente", ainda se mantém tão rígida em não fazer sexo com ele. "Afinal", diz ele, "somos jovens, temos necessidades hormonais, somos suficientemente amadurecidos para saber o que sentimos um pelo outro; eu não entendo a sua atitude infantil   e careta..."

Disse-lhe que, de fato, "o homem natural   não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhes  são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente".  A essa jovem querida sou obrigado a aconselhá-la a abandonar imediatamente  esse ímpio namorado e confiar inteiramente em Deus para que Ele mesmo a direcione na escolha daquele que há de entendê-la, amá-la realmente, respeitá-la e compartilhar com ela o resto de sua vida.  

Sou encorajado em minhas  próprias lutas a continuar "firme e constante, sabendo que meu trabalho não é vão   no Senhor", lembrando-me  dessa destemida mulher  jovem, recém convertida, mencionada acima, que, a despeito das   muitas e incontidas lágrimas ao  lado de um homem truculento que não a merece e que nada  faz para  ajudá-la na criação dos filhos; e que, apesar de tudo, continua  fiel a ele, porque primeiramente é fiel e temente  ao seu Senhor e Salvador, Jesus Cristo... Então imagino, se eu que apenas acompanho os fatos à distância sou abençoado e desafiado em minha fé, quanto mais ajudados e encorajados a crer e confiar   no Senhor não estarão sendo aqueles filhos e os  demais familiares e amigos!?

Benditas lágrimas que me ajudam a prosseguir na luta de cada dia! Benditas, sois vós mulheres fiéis e destemidas de todos os tempos e idade; de todas as raças e culturas, que nos ensinam que ser crente em Cristo significa muito   mais do que meras palavras!

Certamente, queridas irmãs e irmãos, Deus está fazendo uso dessas lágrimas para abençoar filhos (atuais ou futuros), maridos (atuais ou futuros), para alcançar seus pais e amigos com a mensagem santa do evangelho de Cristo Jesus. Afinal, que moral vocês teriam para falar-lhes do amor de Deus e da vitória que há em Cristo, se vocês mesmas não tivessem vencendo suas lutas pessoais?

Querida e preciosa mulher  cristã e fiel ao Senhor, você   que também chora devido aos muitos  casos semelhantes a esses, saiba, creia que Deus está vendo e recebendo suas lágrimas. Pense no que escreveu o salmista: "Eis que Deus é o  meu ajudador, o Senhor é quem me sustenta a vida. Ele retribuirá o mal aos   meus opressores; por  tua fidelidade dá cabo deles". Glória a Deus e um beijão em seus olhos ainda lacrimejantes! 



Vanderlei Faria –  pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
 

Nenhum comentário: