quarta-feira, 23 de setembro de 2015

INFINITAMENTE MAIS


Paulo estava orando em favor dos efésios: "para que segundo a riqueza da sua  glória, vos  conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior" (Ef 3.16).

 

Quer dizer, que o Espírito Santo habite em  nosso íntimo, nosso  coração, em todo o nosso ser. E continua: "e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé estando vós arraigados e alicerçados em amor" (v.17).

 

Observe que Paulo começa falando  a respeito do enchimento do Espírito Santo,  continua já  na segunda Pessoa  da Trindade divina, o Senhor Jesus, como o centro da vida do crente, e continua  orando a Deus pai: "e conhecer o amor de Cristo, que  excede todo  entendimento, para que sejais tomados de toda a  plenitude de Deus" (v.19).              

 

Veja, Paulo ora a  Deus  no sentido  de que  a presença  divina, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, habite plenamente nos  corações dos salvos. Essa é a  plenitude divina, ou a plenitude do Espírito que tanto necessitamos. É viver sob o controle  do Espírito, inteiramente consagrados a Deus, cheios  do Espírito. Não apenas uma experiência marcante no passado, mas algo permanente, a  continuidade  na busca do enchimento do Espírito, como o apóstolo vai dizer mais à frente nessa carta (Ef 5.14-21).

  

Um detalhe importante a ser observado no texto em apreço é que  em momento algum (nem aqui nem em qualquer outro texto bíblico, como nenhum outro escritor bíblico menciona),  o apóstolo faz menção  de Maria ou de qualquer outro santo do passado. Isto porque devido ao fato de que a  idolatria é profundamente combatida nas páginas sagradas, porque desvia o foco da adoração que é devida unicamente a Deus.

 

O Senhor abomina a idolatria, daí porque Ele colocou dois de Seus mandamentos proibindo  não só  a adoração às imagens de escultura, mas também até o fabricar tais imagens  com este propósito. Porque  Deus não divide a Sua glória. No texto no qual estamos refletindo, Paulo ora para que  os crentes "sejam cheios, ou tomados de toda a  plenitude de Deus".

 

Que toda a nossa adoração, o nosso amor e afeto sejam  consagrados inteiramente ao Senhor da glória, o único digno de nossa adoração e louvor.

 

Vanderlei Faria

Nenhum comentário: