sexta-feira, 29 de abril de 2016

SUPERANDO LIMITES


Moisés já havia superado muitas  outras crises  e barreiras até aquele momento. Havia experimentado momentos maravilhosos  e deslumbrantes na presença de Deus. Havia recebido do próprio Deus as tábuas da Lei. Desceria  eufórico  e  esfuziante do Monte de Deus não fora a informação recebida  do próprio Senhor (Êx 32.7). Ao chegar perto do arraial é alertado ainda por  Josué, seu servo, acerca da incredulidade e idolatria de seu povo (Êx 32.17). Moisés, porém, procura  se convencer de que não era algo tão grave quanto pensava  Josué:  Êx 32.19.
 
Apenas alguns dias sem a companhia do seu líder foram  suficientes  para uma debandada dos caminhos do Senhor. O povo de Deus  estava prostrado diante  de um ídolo!  Moisés, então, chega ao  primeiro limite de sua resistência: Sua paciência havia se esgotado! Ira, ódio incubado, retido, não resolvido, não solucionado. É um problema íntimo, desgastante.
 
A ira de Deus precisa inundar o nosso coração também. Na é raiva, ou ira humana, a qual é pecaminosa, egoísta. Mas a ira de Deus é o zelo de Deus pela Sua própria  palavra. De nossa parte significa respeito e reverência à santidade de Deus. Não  é ódio humano, é santidade, temor ao Senhor e à Sua santa vontade.
 
Temos que nos conscientizar de que, ainda que não sejamos  responsáveis  por aquilo que nos aconteça externamente, somos  responsáveis pelo que  teimamos em reter em nossa mente. Quando chegamos aos nossos limites e não vemos outra alternativa  em nossa caminhada terrena, ainda temos uma saída: Deus.
 
O homem procura viver sem limites. A juventude procura quebrar todos os tabus. Mas enquanto aqui estivermos haverá limites. Somos limitados por natureza. Sabendo disso, o que fazer? Precisamos urgentemente da salvação em Cristo. Não apenas nos assegurar de que fomos salvos, mas, experimentar diariamente a bênção do poder de Deus, superando limites.

 

Os atletas se empenham para superar  cada vez mais seus próprios limites. Alguns até mesmo se envolvem  com anabolizantes, hormônios que possibilitam desenvolver a massa  muscular, porém, provocando sérios problemas à saúde, até mesmo levando à morte em algumas circunstâncias.

Outros se dopam, tomando medicamentos proibidos, resultando em perdas irreparáveis, na ânsia incontrolável de superarem os limites até então alcançados, quebrar recordes.

 Outros há  que, não suportando mais, chegam  ao limite de sua resistência emocional, e se entregam, vencidos, aos vícios, ou mesmo ao suicídio. Mas há uma maneira mais inteligente de superação dos limites:  com Deus!

 

Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

 

Nenhum comentário: