quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A Luta Contra O Pecado

Hb 12.4-8

Passamos a maior parte de nossas vidas sem nos darmos contar de que há tendências, atitudes pecaminosas em nós, as quais precisam ser combatidas.
Algumas vezes, só depois de muitos anos sob a disciplina divina, a qual envolve todo tipo de sofrimentos, é que começamos a perceber que determinados procedimentos, palavras e atitudes que expressamos tão espontaneamente, são manifestações do pecado oculto em nós. Ou seja, do pecado que nos parece oculto porque não queremos admitir que tais pensamentos, palavras ou atitudes, sejam de fato obras da carne.

Normalmente, só depois de muitas dores, lágrimas e sofrimentos é que nos damos conta de que algo está errado em nós e não apenas nos outros. Descobrimos, assim, que Deus está trabalhando conosco amorosamente, para nos conduzir ao entendimento de que precisamos combater muito mais ao pecado que há em nós do que propriamente ao pecado dos outros, ou do mundo em nosso redor.

Nessa luta íntima você tem sempre duas vertentes, duas opções: Tentar sufocar sua angústia e remorso fugindo de Deus, do mundo e de si próprio... Ou fugir para Deus e para a sua integridade pessoal. Em outras palavras: é fugir da vida ou fugir pra vida... Quando se encontra o caminho de volta e coragem pra recomeçar. Então surge um novo relacionamento com Deus e com as pessoas, sem culpas e traumas.

Não existe vida cristã sem tentação, perseguição, sem luta, sem dificuldades. E o pior é que a maioria do povo de Deus se acomoda com o fato de ser religioso, praticar rituais , achando que sua vida é só de “bênçãos”, de alegrias, de sucesso e coisas desse tipo. O triste é que o nosso povo vive acomodado com a vida cristã “normal”; não querendo reconhecer, ou admitir que há algo a ser mudado constantemente no seu coração, e que isto resulta num processo contínuo, numa luta permanente, sem trégua. Porém, a Bíblia diz que o “pecado tenazmente nos assedia” (Hb 12.1).

Nossa luta contra o pecado é permanente, é contínua. Não podemos nos permitir entrar de férias espiritualmente, porque o diabo não tem férias.Precisamos estar sempre querendo ser melhor hoje do que fomos ontem. O crescimento e amadurecimento fazem parte da vida humana. Estamos num processo constante de mudança e aprendizado. Cada dia aprendemos um pouco mais com as pessoas que nos cercam, com as circunstâncias e, principalmente, com Deus. Portanto, que o Senhor nos conceda graça para continuarmos na luta, até quando ele mesmo determinar. Amém.

Nenhum comentário: