quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Rompendo Em Fé

Lucas descreve as palavras de Jesus assim: “Então, lhes disse: Onde está a vossa fé?” (Lc 8.25 a). E a Bíblia Viva diz assim: “Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?”

A fé, como diz Lutero, é um ato da pessoa que é orientado à palavra da promessa, ela não é um ato que uma pessoa deve ou pode produzir por si mesma, antes Deus a cria por sua palavra. A fé vem pela palavra de Deus, o evangelho. Lutero coloca, por isso, dois pontos. Primeiro: não sou eu, mas a palavra que cria a fé; na palavra eu experimento a ação do Espírito. Segundo: nenhuma autoridade, exceto a palavra de Deus, pode prover a base para a fé. Fé não é o resultado do esforço humano; não é um produto da pessoa, mas antes, maravilhosa criação de Deus na pessoa. Fé é o poder de Deus, não é uma capacidade humana. Pela fé a pessoa tem o poder de Deus, não é uma capacidade humana. Pela fé, a pessoa tem acesso ao poder de Deus. A fé é onipotente como o próprio Deus. Isso, no entanto, vale somente para a fé operada pelo próprio Deus por sua palavra. Fé de fabricação própria nada é. Tal fé é impotente. ´´Deus não tem nada a ver com tal ilusão``.

A verdadeira fé fundamenta-se unicamente na palavra e não é influenciada por nenhuma pessoa. Lutero fundamenta o estar só na fé apontando para a hora da morte. Na morte, cada um de nós está completamente sozinho e precisa morrer sua própria morte; ninguém pode tomar o seu lugar, e ninguém pode lutar por você em seu lugar; isto é, ninguém pode lutar a luta da fé nas difíceis tentações da morte. Se minha fé deve estar firme desse momento, então ela deve ser completamente minha própria fé pessoal; eu, pessoalmente, preciso estar bem certo. Nessa última crise, todas as opiniões das autoridades terrenas não me podem ajudar em nada. Eu próprio preciso estar absolutamente certo para mim mesmo. Fé é, portanto, algo muito sério. Eu estarei perdido ao morrer, se não estiver pessoalmente tão certo da palavra de Deus, como de minha própria existência. Somente por essa certeza a consciência tem paz. Essa certeza de fé é mais do que meramente uma condição subjetiva da própria pessoa, isto é, ter essa certeza é a mesma coisa que ser salvo. Por isso teu conhecimento deve estar longe de qualquer sombra de dúvida, para que possas dizer: esta é a palavra de Deus, nela posso confiar... (Althaus, Paul – A Teologia de Martinho Lutero – Ed. Da UMBRA, p.s 63-71).

Jesus, como sempre, aproveitava cada oportunidade para instruir Seus discípulos, para adverti-los, para ensinar-lhes preciosas lições. Assim, começou como que a dizer-lhes: “Não vivam como aqueles que só pensam nas coisas materiais. Só se preocupam com seus interesses pessoais, terrenos, passageiros. Não vivam na superficialidade espiritual! Não se prendam à futilidade, à cegueira espiritual! Não vivam na mediocridade, não sejam néscios, frívolos, analfabetos espiritualmente! Não sejam cegos espiritualmente! Portanto, vivam como cidadãos do reino de Deus! Vocês são geração eleita, sacerdotes santos, povo escolhido, propriedade exclusiva de Deus. Vocês já possuem a verdadeira fé, por que não a usam? Vivam como filhos da Luz, luzeiros do mundo! Floresçam onde estiverem plantados! Assim resplandeça a vossa luz como astros no mundo”.

Em meio às ondas turbulentas e à nossa carência material, afetiva, quando parece que estamos naufragando no mar da vida, podemos nos regozijar com o fato de entendermos que o Senhor continua ao nosso lado a despeito das aparências contrárias? Lembramo-nos da providência e provisão divina dos dias passados? Podemos exercer o autocontrole e a tranqüilidade quando todos ao nosso redor nos vêem como fracassados, infelizes e derrotados? Continuamos crendo que não estamos navegando à deriva, sem direção, sem rumo, sem destino? Podemos continuar crendo que jamais ficaremos abandonados, sem a provisão divina em meio às tempestades e às turbulências da vida cotidiana?

O Senhor Jesus continua no barco, mas as nossas carências também hão de continuar até que cheguemos do outro lado, definitivamente. Então, só nos resta compreender que o mesmo poder continua disponível e acessível a nós. Mas não podemos nos dar ao luxo de vivermos irresponsavelmente independentes dEle. Portanto, quando voltarem as preocupações com as nossas necessidades comuns e diárias, voltemo-nos com fé para Aquele que está sempre nos surpreendendo com o Seu sublime e inesgotável poder, Jesus! Porque, “Cristo Sabe das nossas lutas, guiará até o fim chegar. Nenhum amigo há igual a Cristo. Não, nenhum”. Continue lutando sempre, perseverando na corrida cristã, perseguindo os seus sonhos, na certeza de que seus esforços não serão em vão. Pois que a nossa vitória já está assegurada em Cristo Jesus, nosso Senhor. Que este dia se constitua em um marco importante em sua corrida vitoriosa. Comemore, alegre-se, glorifique a Deus por tudo, e apesar de tudo. Mas não se esqueça, a luta continua, precisamos continuar rompendo em fé! Amém.

Nenhum comentário: