quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Sê Forte!

Constantemente ouvimos a respeito de pessoas queridas nossas que estão passando por momentos turbulentos, desesperadores, nervosos, devido aos inúmeros problemas que enfrentamos a cada dia. Irmãos e queridos nossos que são humilhados, roubados, assaltados. E outros cujos bens mais significativos lhes são tirados de forma abrupta, repentina. Alguns em circunstâncias normais, tais como enfermidade ou acidentes, conforme a expressa vontade de Deus; outros, porém, devido à imprudência, agressividade ou violência de nossos dias. Não é fácil suportar tais aflições, porém, ainda assim, o Senhor, através de Sua Palavra apresenta-nos o consolo que precisamos:

´´Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o Senhor, e sê forte, Josué... e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o Senhor, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exercitos`` (Ageu 2.4).
As ênfases do texto são patentes e marcantes:
- Sê forte (2 vezes). Até aí, achamos que o texto só se aplica aos seus destinatários de origem, Zorobabel e Josué. Porém, o texto continua: ´´e tu, todo o povo da terra, sê forte`` – v.4.
Há pouco tempo uma senhora de cerca de 98 anos foi ao Programa do Jô. Ela trabalha todos os dias prestando ajuda aos ´´velhinhos`` de uma asilo – todos mais novos que ela. Uma mulher vibrante, lúcida e ativa...

Aquela senhora idosa não tem outra motivação para se manter ativa que não seja o amor ao próximo e o desejo de ser útil. E, de fato, é através do amor ao próximo que demonstramos amar a Deus, como nos diz a Palavra (1Jo 4.7-21). Contudo, Deus vai além, e através do texto nos apresenta outros encorajamentos para nos motivar e nos fazer levantar o ânimo.

a) Trabalhai porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos
Diariamente, milhares de homens, aposentados ou desempregados, perambulam pelas ruas sem terem o que fazer. Outros se agrupam nas rodinhas de jogos de dominó, cartas, palito, etc. É a futilidade no uso do precioso tempo de vida que Deus nos dá. O servo de Deus, no entanto, é encorajado a aproveitar melhor o seu tempo livre, trabalhando. Seja através do serviço prestado à comunidade, seja na escola de seu bairro, asilo, orfanato, hospital, etc. A palavra da parte do Senhor aos Seus filhos que se acham desanimados, prostrados e angustiados com seus muitos problemas, ou devido ao vazio existencial que tanto abate o nosso povo; a ordem que nos é dada para vencermos a depressão é clara e contundente: Trabalhai!
A Bíblia nos apresenta um remédio infalível para o desânimo e abatimento: trabalho. “Se enfraqueces no dia da angústia, a tua força é pequena. Livra os que estão sendo levados à morte, detém os que vão tropeçando para a matança. Se disseres: Eis que não o sabemos; porventura aquele que pesa os corações não o percebe? E aquele que guarda a tua vida não o sabe? E não retribuirá a cada um conforme a sua obra?” (Pv 24.10-12).

b) Temos um termo de garantia da parte de quem é Fiel; um contrato, uma aliança que nos assegura a permanência divina conosco e em nós, sempre – v.5.
Se temos o Senhor conosco, somos a maioria (ainda que numericamente inferior), temos a força e o poder de Deus conosco (Ef 2.20-21). Não há o que temer, o Todo-Poderoso é a nossa garantia, nossa defesa, nosso escudo, nossa fortaleza, socorre bem presente na angústia. As promessas de Deus são infalíveis. Jesus disse: ´´estou convosco todos os dias até à consumação do século`` (Mt 28.20b).

- Trabalhai... Não entreguem os pontos, porque EU sou convosco. Estou envolvido nesse negócio, estou atento para com os vossos problemas.
Não estamos sozinhos nessa crise pela qual passamos. Não estamos solitários e abandonados às circunstâncias da vida. O Senhor nos encoraja a prosseguirmos: EU SOU CONVOSCO!

c) Não somos donos de tudo, mas somos filhos do Dono – v.5-7.
Assim, não temos tudo o que desejamos, mas temos tudo o que precisamos, segundo o propósito dAquele que tem o controle de nossas vidas.

O Senhor nos diz: ´´Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos`` (Ag 2.8). Portanto, não nos deixemos abater, perdendo o sono por causa do temor quanto ao que possa acontecer. Nem sempre podemos alterar as circunstâncias, contudo, temos a garantia da proteção do Senhor a cada passo, em cada instante de nossa vida. Se nossa preocupação diz respeito às finanças, ao lucro ou prejuízo financeiro que estamos experimentando ou aguardando, também sobre isso Deus tem não só o controle mas TUDO Lhe pertence. Não nos desgastemos quanto a isto, tudo está sob Seu controle, visto que tudo Lhe pertence.

´´Farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca; farei abalar todas as nações...`` (Ag 2, 6, 7). Ou seja, no momento oportuno, no tempo que o Senhor determinar, Ele há de mover o mundo para nos abençoar. Ele vai fazer com que alguém se lembre de nós, ou que alguma coisa extraordinária aconteça a nosso favor. Ele é o Senhor dos Exércitos, nunca nos esqueçamos disso! Ele cuida de nós, somos propriedade exclusiva do Senhor. Ele nos ama muito além do que podemos imaginar. Portanto, não temais!

Nenhum comentário: