quinta-feira, 28 de maio de 2009

BUSCANDO A UNIDADE DA FAMÍLIA

Provérbios 15:1; 17:1; 27:5.

Muitas famílias cristãs vivem distantes do ideal de Deus para suas vidas, pois, não raras vezes, observamos discussões, falta de respeito e esfriamento no relacionamento. O maior problema desse comportamento, além do sofrimento, é o mau testemunho para as outras pessoas, visto que como cristãos devemos demonstrar que o fruto do espírito reina em nossas vidas.
1- ATRAVÉS DA SINCERIDADE – Pv 27:5
“Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto”. A unidade da família só será preservada se houver sinceridade entre os familiares, falando-se olho no olho, sem ter nada escondido. Evitar a conversa franca e sincera para não desagradar o outro contraria os princípios da Palavra de Deus.
O fingimento só para agradar alguém não vai sustentar a verdadeira unidade. Precisamos aprender que a unidade só será firmada na família se cada um exercitar a sinceridade através da conversa franca, olho no olho, pois quando estamos em unidade, cobrimos e protegemos a pessoa e não os seus erros.
Porém, não devemos esquecer que sinceridade não tem nada a ver com grosseria, pois a Bíblia orienta que devemos suportar uns aos outros e a seguir a verdade em amor. Só assim conseguiremos manter a unidade e crescer em tudo naquele que é a cabeça, Jesus Cristo (Ef 4:2, 15).

2- ATRAVÉS DO ACORDO – Pv 15:1
“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” A Bíblia nos ensina que para termos a unidade na família precisamos saber viver em acordo. Sem o acordo será impossível caminharmos juntos, em unidade (Am 3:3).
A falta de acordo é uma brecha para o diabo agir na família. O acordo, porém é uma porta que abrimos para a ação de Deus, pois quando existe a concordância, Deus atende dos céus aquilo que pedirmos aqui na terra (Mt 18:19).
Não deixe que as diferenças de formação, personalidade, temperamento, etc. atrapalhe a unidade da sua família. Diante de uma dificuldade busque sempre o acordo através do Senhor Jesus, pois Ele nos ensina a renunciar, ceder, perdoar, recomeçar e, acima de tudo, amar.

3- ATRAVÉS DO ENTENDIMENTO – Pv 17:1
“Melhor é um bocado seco, e tranqüilidade, do que a casa farta de carnes, e contenda”. Toda família está sujeita a enfrentar situações de desentendimento, mas elas devem ser resolvidas o mais rápido possível (Ef 4:26). Muitas famílias sofrem hoje porque não quiseram chegar a um entendimento no passado.
Deus não aceita a oferta daqueles que não buscam o entendimento. As mágoas e ofensas não se apagam com o tempo, pelo contrário, perpetuam a dor e o sofrimento. Jesus ensinou que devemos resolver toda a situação pendente antes de buscarmos a sua presença para adora-lo (Mt 5:23, 24).
Não será a falta de entendimento que demonstrará a existência de unidade na família, mas a sabedoria de sabermos conversar e dirimir toda e qualquer situação contrária à unidade. Nunca deixe o tempo resolver aquilo que você pode e deve fazer. Converse, peça e libere perdão.

CONCLUSÃO: A Bíblia ensina que é tolice respondermos antes de ouvir e que quando fazemos isso passamos por vergonha (Pv 18:13). Se você quer a unidade da sua família aprenda a ouvir, seja sincero ao falar, busque o acordo e o entendimento. Amém.

Semana de 04 a 10/05/2009 – Prs. Jário e Lúcia


Paz. Prs. Jário e Lúcia.
2009, o ano da Prosperidade!
MCR - Ministério Carismático da Restauração.

Nenhum comentário: