sexta-feira, 22 de maio de 2009

UMA TROCA ABENÇOADA

1. Todo ser humano gosta de realizar uma boa troca. Mesmo os mais pequeninos. Meu sobrinho por exemplo, o Daniel, certa vez gostou tanto do chinelo de dedo de um coleguinha de escola, que trocou o seu tênis pelo chinelo do coleguinha. Ele teve que desfazer a troca depois, mas o seu desejo de trocar foi manifesto neste ato.

2. Até mesmo em relação ao seu corpo o ser humano gosta de fazer algumas trocas, especialmente as mulheres. Não podendo ainda realizar uma troca completa, muitos fazem alguns “ajustes”. Haja visto que as clínicas de cirurgia plástica estão lotadas.

3. Desde que o homem é homem (e ele sempre foi homem – nunca foi macaco), esse negócio de troca existe. E não estranho então que a Bíblia, a Palavra de Deus, e, portanto, o próprio Deus, proponha ao homem algumas trocas. A diferença está no fato de que nas trocas que Deus propõe sempre é o homem que sai ganhando. Deus nunca, como fazem alguns (até alguns crentes), “passou a perna” em ninguém. Vejamos alguns exemplos de trocas que Deus em Sua Palavra propõe ao Seu povo:

“e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (2 Crônicas 7:14 RC)

“Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos e cessai de fazer mal. Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Vinde, então, e argüi-me, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra.” (Isaías 1:16-19 RC)

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.” (Mateus 11:28-29 RC)

“Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome,” (João 1:12 RC)
“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados... Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie... Efésios 2:1ss RC)
4. Como bem observou A. W. Tozer, as trocas que Deus quer fazer com o homem são sempre de uma coisa inferior por outra melhor, uma troca verdadeiramente bendita e deleitável.
5. Já vimos, a título de introdução, alguns versículos que mostram algumas trocas em que nós só levamos vantagem. Vamos, porém, estudar um pouquinho mais sobre algumas permutas maravilhosas que Deus quer e está fazendo ainda hoje com o homem.

I. A troca do pecado pela justiça de Cristo

1. É a chamada “expiação vicária”.
2. Expiar significa “remir cumprindo a pena; pagar; sofrer as conseqüências de”.
3. Vicária significa “em lugar de”.
4. Expiação vicária significa, portanto, que alguém, em lugar de outrem, pagou, sofreu as conseqüências. No caso, na nossa linha de raciocínio hoje, os culpados somos nós, mas quem pagou pela culpa foi Jesus. Apenas três trechos bíblicos são necessários para deixar isso bem claro em nossa mente:

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,” (Romanos 3:23 RC)

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 RC)

“Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:6-8 RC)

5. Dessa forma Deus possibilita a nós a realização de uma abençoada troca. Cristo ficou com a nossa culpa, e nós ficamos com a sua justiça. Veja o que diz II Coríntios 5.21:

“Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”(RC)

6. Isso quer dizer que, nas palavras de Charles C. Ryrie, “o Salvador, sem pecado, assumiu os nossos pecados, para que possamos ter a justiça de Deus”.
7. Esse é o coração do evangelho.
8. M. R. DeHaan assim escreveu sobre os três homens crucificados no Gólgota:

“Um homem morreu sentindo-se culpado e com a culpa sobre si. Outro morreu como pecador, mas sem nenhuma culpa sobre si. E o outro morreu com a culpa sobre si mas não era culpado”.

9. DeHaan se refere, respectivamente, ao ladrão que não se arrependeu e não foi perdoado, ao ladrão perdoado, e a Jesus.

II. A troca da ira pela aceitação

1. Esta vem logo em seguida à troca do pecado pela justiça.
2. O homem sem Deus está sob Sua ira. Mas o que isso significa? Nas palavras de Tozer:

“O primeiro interesse de Deus por Seu Universo é a sua saúde moral, isto é, sua santidade, e, tudo quanto a contrarie está necessariamente sob o Seu eterno desagrado. Sempre que a santidade de Deus confronta o que não é santo, há conflito. Este conflito surge das naturezas irreconciliáveis da santidade e do pecado. A atitude e a ação de Deus no conflito são Sua ira.”

3. O homem sem Deus é um pecador impenitente, e essa situação é conflitante com a santidade de Deus, e, por isso, a ira de Deus sobre ele permanece, como diz João 3.36:

“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” (RC)

4. Mas Deus, por intermédio de Jesus, quer trocar a ira pela aceitação.
5. Depois que o homem recebe a Jesus como Salvador e Senhor, e seu pecado é trocado pela justiça de Cristo, essa outra troca também acontece. O pecador que hoje tem sobre si a ira de Deus, amanhã, ou ainda hoje, pode ter o Seu sorriso.
6. Efésios 1.6 diz-nos que, pela graça, Deus Pai nos fez agradáveis a Si no AMADO.
7. Não é essa uma excelente troca?

III. A troca da morte pela vida

1. O homem que não se entregou ainda a Cristo é considerado pela Palavra de Deus como morto:

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados” (Efésios 2:1 RC)

“E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas” (Colossenses 2:13 RC)

2. Jesus ilustrou isso muito bem na Parábola do Filho Pródigo.
3. É morto espiritualmente, isto é, está separado de Deus, aquele que ainda não se rendeu a Cristo Jesus. Mas Deus não quer essa situação para ninguém, e Ele propõe então uma troca da morte pela vida. Em João 3.16 é exatamente esse quadro que contemplamos, e nos textos de Efésios e Colossenses acima citados, vemos o desejo de Deus em vivificar aqueles que estão mortos em pecados.
4. Na parábola do Filho Pródigo é dito: “Estava morto e reviveu”

Conclusão

1. A verdadeira vida só pode ser obtida através de uma troca, e é Deus quem nos oferece essa troca em Cristo Jesus.

Pr. Walmir Vigo GonçalvesAdaptado de estudo de A. W. Tozer

Nenhum comentário: