quarta-feira, 22 de julho de 2009

O MESTRE

Jesus é o nosso Mestre por excelência. Ele deixou claro: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas” (Mt 11.29).

Jesus Cristo é o Mestre que o mundo despreza, mas aqueles que nascem de novo gozam da Sua intimidade. Os filhos de Deus têm profunda comunhão com o Unigênito Filho de Deus. Somos filhos de Deus por causa do sempre Bendito Filho Amado. O nosso Mestre nos ensina a amar e perdoar os que nos odeiam; os que pensam diferente de nós; os que nos atacam e os que nos ofendem implacavelmente; os que não nos assimilam; os que nos colocam no ostracismo.

Como é precioso o nosso Mestre! Ele nos ensina a ser sinceros com os que agem hipocritamente contra nós; os que nos prejudicam em nossa caminhada; os que usam de maledicência para nos achincalhar. O Mestre nos alerta para o perigo de um coração amargurado, ressentido, e um coração dobre, esquizofrênico. Os nossos olhos são a lâmpada do corpo e janelas do coração. Que os nossos relacionamentos sejam marcados pelo mesmo sentimento que caracterizou o Mestre – a humildade.

O Mestre nos ensina a ser mansos e humildes de coração para com os que nos tratam com violência e arrogância; nos ensina a viver em paz com todos os homens; a sermos sal da terra e luz do mundo numa sociedade insossa e em trevas. Ele nos ensina a ser pacificadores no meio de homens cujos corações estão em guerra. O Mestre nos ministra acerca do nosso sentimento que antecede nossas ações. Que devemos vigiar em todo tempo. Que os nossos olhos, mãos e pés estejam em coerência com o sentimento centrado nEle. Que o nosso tesouro esteja no céu. Que não nos apeguemos às coisas desta terra, pois o nosso coração deve estar no tesouro que é o Senhor.

Sim, o Mestre nos ensina a dizermos sempre a verdade. Ele determina que a nossa palavra seja sempre autêntica, pois Ele morreu de coerência. Que as nossas manifestações sejam produto do nosso compromisso com Ele. Que Mestre maravilhoso que nos tem como Seus discípulos! Nesta condição, sejamos econômicos nas palavras e pródigos no ouvir. Ouçamos mais e falemos menos. Procedamos com a Sua sabedoria neste mundo louco, insensato.

Que o Mestre nos livre do juízo temerário. “Não julgueis, para que não sejais julgados.Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Mt 7.1,2). Que oremos e pensemos antes de falarmos. Que aprendamos com Ele a orarmos sem cessar (Luc 18.1). O Mestre nos ensina a fazer a vontade do Pai. Ela era o centro da Sua vida e ministério. Sejamos como o Mestre!


Oswaldo Luiz Gomes Jacob, Pastor

Nenhum comentário: