segunda-feira, 20 de julho de 2009

SEJA SINCERO

A sinceridade é um traço marcante do nascido de novo, daquele que foi salvo pela graça de Deus em Cristo e tem a natureza divina. O evangelho enseja sempre a troca do coração estigmatizado pela hipocrisia pelo coração novo preponderantemente sincero, autêntico. O Senhor Jesus ensinou que do coração originam os maus pensamentos. “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos,blasfêmias. São estas cousas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina” (Mt 15.19,20).

Jesus nos ministra que o nosso problema é o que está dentro de nós, em nossas entranhas.

Vivemos numa sociedade doente, marcada pelos vícios de comportamento, pelo isolamento, pela violência e por outras mazelas. As pessoas mentem com facilidade. Vivem de aparência. A vontade de ser reconhecido, ovacionado suplanta a de ser sincero. A marca da sociedade é a troca de valores. O certo se tornou errado e vice-versa.

Os cristãos autênticos são perseguidos e processados por pregarem a verdade do evangelho. É “normal” sonegar impostos, trair o cônjuge, trapacear, e agir de todas as formas maquiavélicas (substantivo que surgiu do nome Nicolau Maquiável, filósofo e político italiano, que ensinava que ‘os fins justificam os meios’). Somos o povo do jeitinho que caracteriza a nossa maneira de viver.


Agir com sinceridade é agir com seriedade. Viver de forma correta num mundo hostil e eivado de enganos. Nadar contra a maré. Precisamos ser sinceros em todos os meandros de nossa vida. Que o Bom Senhor fortaleça a nossa fibra ética, moral. Este fortalecimento vem pela fundamentação da Palavra de Deus no coração.

O Senhor Jesus é o nosso modelo de sinceridade. Nunca se curvou diante dos poderes civis e religiosos constituídos. Nunca negociou a Sua sinceridade. Ela se revelou de modo contundente no ataque aos poderes civis e religiosos quando agiam de forma errada. Uma religião hipócrita e um poder civil corrupto eram contundentemente condenados pelo Mestre. À semelhança do Mestre, sejamos autênticos em todo o nosso procedimento, sempre comprometidos com os valores do Reino de Deus, onde a sinceridade é o seu estilo de vida.


Oswaldo Luiz Gomes Jacob, Pr.

Nenhum comentário: