segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

NATAL É DEUS CONOSCO!

"Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles... e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer Deus conosco)” (Mt 1:21, 23b).

Natal, tempo de recebermos o “que o Senhor nos deu a conhecer”. A finalidade de toda a revelação bíblica é levar-nos a conhecer a Deus, culminando na palavra de Jesus: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3).

E somente o Espírito Santo pode nos conduzir a esse conhecimento. Daí porque vez por outra somos surpreendidos pela sabedoria divina manifestada através de pessoas simples e comuns; algumas vezes de forma muito mais evidente e poderosa do que através de pastores e líderes cultos e famosos. Porque, “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e escolheu as coisas humildes do mundo e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus” (1Co 1.27-29).

Por que a maioria das pessoas não consegue orar? Porque não conhece a Deus, não tem intimidade e comunhão com Ele. Não conseguimos falar por muito tempo com alguém com quem não temos intimidade. Por isto Paulo diz: “Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação” (1Co 1.21).

Ninguém pode chegar ao conhecimento de Deus por si mesmo, por sua própria instrução.
É o conhecimento da glória de Deus que precisamos, e este se acha na pessoa de Cristo. Esse conhecimento só nos é propício através da revelação operada pelo Espírito Santo, pelos méritos de Cristo Jesus.


_ “Por isso, também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele” (Ef 1.15-17).

É interessante que Paulo não orou apenas em favor dos pastores e líderes, para que eles obtenham tal sabedoria e conhecimento de Deus. Mas ele ora em favor de todos os salvos que estiverem vivos, enquanto podem se apropriar dessa graça, a fim de que conheçamos a Deus por experiência própria. Aqueles cristãos, para quem Paulo escreveu, eram pessoas simples e comuns, como eu e você. Alguns até estavam vivendo em precárias condições, por serem pobres, sem instrução colegial, escravos, etc. Porém, ainda assim, eles deveriam e precisavam adquirir, cada vez mais, o conhecimento de Deus na prática diária. É conhecimento não apenas de ouvir falar, mas por experiência íntima e profunda, como disse Jó (Jó 42.2-6).

Esse é o tipo de conhecimento mais completo possível, intimo, de Deus; ao qual devemos almejar, e para o qual devemos orar incessantemente a Deus. Pouco adianta sabermos muito sobre Deus; o fundamental é que conhecê-Lo pessoalmente, e não apenas sobre Ele. Não conhecimento intelectual, embora seja importante sabermos cada vez mais sobre os atributos e fatos a respeito de Deus; sobre suas bênçãos, etc.

Ainda assim, esse conhecimento teórico não é o que Paulo faz menção em sua oração; porque de fato este não é o conhecimento fundamental para o qual devemos atentar. Ele está orando para que aquelas pessoas, e todos nós, os que cremos, conheçamos a Deus de um modo especial, pleno e constante. Ter uma comunhão verdadeira e plena com Deus é o objeto da oração de Paulo em nosso favor. Chegar a esse conhecimento deve ser o alvo principal de todo cristão. Foi o que os samaritanos experimentaram, após terem ouvido a respeito de Jesus pela mulher samaritana (Jo 4.40-42).
JESUS – Emanuel, Deus conosco! Aleluia, é Natal, Deus está conosco!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: