sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

SE O MEU POVO ORAR

_ “... e orar”

Precisamos nos dispor a orar com intensidade e disponibilidade. Com o coração aberto não só para falar com Deus, clamar ao Senhor; mas, principalmente, na expectativa de que Ele nos fale, clareie nosso entendimento. Seja através do texto sagrado estudado e meditado em meio às orações; seja através de uma leitura devocional, seja através de nossas emoções e impressões enquanto oramos, seja através de uma mensagem bíblica pregada, ou de qualquer outro meio que o Espírito de Deus queira se comunicar conosco. Precisamos, antes de mais nada, estarmos abertos à voz de Deus, nos despertando, nos iluminando ou nos emocionando a ver e sentir a Sua presença em nosso meio. Enfim, precisamos estar atentos ao que Deus está nos comunicando, nos corrigindo e nos dirigindo em cada situação ou circunstâncias em que estivermos vivenciando.

Precisamos aprender a orar. Saber como e com quem vamos nos dirigir na oração; como falar com Deus.. Para orar precisamos nos humilhar diante do Senhor da vida: 2 Cr 7.14-15; 1 Pe 5.6-7. Daí porque o Senhor começou Sua exortação pela humildade; tanto aqui, como nas bem-aventuranças. É a quebra do nosso orgulho, de nossa prepotência, em reconhecimento da majestade e soberania divina em nossas vidas. Proporcionando-nos dedicar a Deus a reverência e respeito que Ele é digno. Precisamos entender que o sentimento de incapacidade, pequenez, indignidade, a lembrança dos nossos pecados passados; são os meios que Deus usa para nos conduzir à oração. O excesso de autoconfiança tem afastado a muitos do quebrantamento através da oração.

Precisamos invocar o Senhor Jesus. Isto quer dizer que precisamos orar com fé para que Ele domine nosso coração e nos conceda a graça de experimentar a vida real: “Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10:13 RA). “Como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação?” (Hb 2.3 a).
Estamos sempre aprendendo sobre a importância da oração. Mas, precisamos nos desenvolver na prática da oração. Estava fazendo uma visita de rotina à casa de uma irmã adoentada. Procurava consolá-la lendo alguns textos bíblicos já bem conhecidos, quando me deparei com Lm 3.29: "Ponha sua boca no pó; talvez ainda haja esperança".

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: