terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SE O MEU POVO SE ARREPENDER

_ “Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar” (2 Cr 7.13-15).

_ “ e se converter dos seus maus caminhos...”

Não podemos nos esquecer de que a busca de um avivamento bíblico sério depende, essencialmente, de nossa comunhão e intimidade com Deus. E esta, inevitavelmente, depende de um viver em santidade de vida para com Deus.. É o desejo sincero de se considerar e consertar o que estiver errado em nossa vida. É certo que isto não é algo fácil. Implica em renúncia, humildade para se reconhecer os próprios erros e pecados. Normalmente, ninguém gosta de admitir que está vivendo de forma errada.

Porém, se queremos ser sinceros para com Deus, quando oramos pedindo avivamento em nossa pátria, precisamos nos dar conta de que esse avivamento precisa começar em nossa própria vida. Então, precisamos nos humilhar diante do Senhor, reconhecendo nossas fraquezas e buscando a força espiritual para mudar, melhorar, para permitir que Deus mesmo faça a mudança necessária em nós. Já que de nós mesmos não conseguimos vencer os maus hábitos e as práticas pecaminosas que nos seduz e nos escravizam, cegos e inertes a qualquer reação ou mudança positiva. Se não reconhecermos humildemente que não somos auto-suficientes e capazes de nos corrigir e mudar a nós mesmos. Jamais vamos conseguir crescer e amadurecer espiritualmente.

Precisamos nos arrepender e confessar nossos pecados a Deus: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós... Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor, e envie ele o Cristo, que já dantes vos foi indicado, Jesus” (1 Jo 1.8-10; At 3.19-20).

A regeneração é o começo da santificação, mas a obra não está completa desde o início. É o espírito que luta contra a carne e habilita os crentes a continuarem na batalha, até ao dia em que lhes dará a vitória final: “Aquele que começou a boa obra em vós, há de completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Fl 1.6). A influência do Espírito Santo faz com que as afeições se firmem sobre a verdade, ou, na linguagem das Escrituras, que a lei de Deus seja inscrita no coração e na mente humana: “Porei nos seus corações as minhas leis, e sobre as suas mentes as inscreverei” (Hb 10.16). À influência do Espírito Santo soma-se o poder da Palavra de Deus (Sl 119.18).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: