sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A ORAÇÃO DE JABEZ (20)


 

Os perigos do sucesso espiritual

 

É fato comprovado que o sucesso traz consigo grandes oportunidades de fracasso. É só dar uma olhada nos líderes cristãos que caíram em pecado, foram dispensados de seus ministérios e deixaram atrás de si uma enorme quantidade de pessoas abaladas, desiludidas e machucadas.
 
Como alguém já disse,ser abençoado é o maior dos perigos, pois “isto tende a anular nosso senso de dependência de Deus e nos deixa propensos à arrogância”.
 
Quanto mais você caminha numa vida cheia de bênçãos sobrenaturais, mais precisa do apelo final da oração de Jabez.
 
Você enfrentará mais ataques dirigidos a você e sua família. Ficará familiarizado com os dardos inflamáveis do inimigo – distração, oposição e opressão, apenas para começar.
 
Na verdade, se sua experiência não for assim,tome cuidado. Nunca me esquecerei de uma conversa que ouvi no seminário entre um aluno e seu mentor, o professor Howard Hendricks.
 
O aluno estava ansioso por dizer ao Dr. Hendricks como sua vida estava bem.

- Na primeira vez em que estive aqui – disse o estudante – eu estava sendo tão tentado e provado que mal conseguia manter minha cabeça fora da água. Mas agora – glória a Deus – minha vida no seminário está muito tranquila. Não estou sentindo tantas tentações quanto antes!

 
Hendricks, no entanto, ficou preocupado – reação que o aluno não esperava.

- Esta é a pior coisa que eu poderia ter ouvido – disse o mentor ao aluno surpreso. – Isto mostra que você não está mais na batalha! Satanás não está mais preocupado com você.

 
Fomos redimidos e convocados para as linhas de frente da batalha. É por isso que orar para ser preservado do mal é parte tão importante de uma vida abençoada.

 
Assim como muitas outras pessoas, descobri que é justamente após um grande momento de sucesso espiritual que preciso com mais urgência desta última parte da oração de Jabez.
 
Paradoxalmente, é o momento em que fico mais propenso a olhar para a fonte de minhas forças de maneira mais errada – e perigosa.

 
Anos atrás, tomei um táxi no centro da cidade de Chicago, que me levaria até o aeroporto. Desabei no banco de trás, exausto depois de uma semana de reuniões no Instituto Bíblico Moody. Deus se manifestara de maneiras impressionantes. Eu tinha pregado todos os dias e aconselhei um grande número de alunos – 76 para ser mais preciso (registrei tudo no meu diário). Agora, indo para casa, estava física e espiritualmente exaurido.
 
Olhando a esmo para o tráfego, pensei na oração de Jabez. “Oh Senhor, orei – Não tenho mais forças. Estou completamente exausto em função de Tua obra. Não posso lidar com a tentação. Peço-te que me preserves do mal”.

 
Quando embarquei no avião, descobri que me deram um assento no meio, o que não era um bom começo para minha viagem. E as coisas foram piorando.
 
O homem ao meu lado sacou uma revistapornográfica. “Senhor, pensei que tivéssemos feito um acordo” – resmunguei no meu espírito, virando para o outro lado. Mas antes de o avião levantar vôo, o homem do outro lado tirou de sua pasta outra revista masculina.

 
Naquele momento eu não estava propenso a pedir que os dois homens mudassem sua leitura, Fechei os olhos e orei: “Não posso lidar com isso hoje. Senhor, por favor, manda este mal embora”!

 
De repente o homem da minha direita reclamou de algo e dobrou sua revista e a colocou de lado. Olhei para ele para ver o que o levara a agir desta maneira. Nada, até onde pude perceber.
 
Então, o homem à minha esquerda olhou para o outro passageiro, também resmungou e fechou sua revista. Mais uma vez não pude enxergar a razão aparente daquela atitude.
 
Estávamos sobre Indiana quando comecei a dar gargalhadas incontroláveis. Os dois me perguntaram o que havia de tão engraçado.

 
Senhores – disse eu – vocês não acreditariam se eu lhes contasse.

Nenhum comentário: