segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A ORAÇÃO DE JABEZ (22)


 

Deitando as Armas

 

A arena da tentação normalmente é território inimigo. Não quero dizer com isso que ser tentado é a mesma coisa que pecar – este é mais um dos enganos de Satanás. O que estou afirmando aqui é que somos levados a expurgar o mal das esferas de nossa experiência subjetiva. Este terreno não é neutro, pois somos criaturas caídas que possuem uma compreensão limitada, como Satanás sabe bem. Neste contexto, até mesmo nossas melhores armas (humanamente falando) podem nos levar à derrota. Considere, por exemplo, as “armas” da sabedoria, da experiência e dos sentimentos:

 

Sua Sabedoria – Ela funciona muito esporadicamente, na melhor das hipóteses, pois a natureza do mal é enganar com um pouco de verdade – não toda a verdade, mas uma parte suficiente para nos deixar em dúvidas. Adão e Eva não eram mais propensos a sucumbir à tentação do que nós somos hoje. A verdade é que eles, ao contrário de nós, eram perfeitos em todos os aspectos e nenhuma de suas necessidades deixou de ser atendida. Satanás abordou a raça humana no ponto mais alto de sua promessa e de seu desempenho – e nos destruiu com uma simples conversa amigável.

 
É por isso que, como Jabez, devemos orar pedindo proteção contra o engano:

Senhor, afasta-me de cometer os erros nos quais estou mais propenso no momento em que chega a tentação. Confesso que aquilo que julgo ser necessário, inteligente ou pessoalmente benéfico, em geral é apenas um belo disfarce para o pecado. Assim, peço-te que me preserves do mal.

 

Sua Experiência – Quanto mais penetramos em novos territórios para Cristo, menos nossos flancos estão protegidos contra os ataques de Satanás. Alguém já disse: “O perigo não está em colocar à beira do precipício, mas em estar desatento”. Uma pequena tolerância ao orgulho ou à confiança em si mesmo pode trazer um desastre. A mais profunda tristeza que constatei na vida de outros cristãos está entre aqueles que experimentam enormes bênçãos, alargaram suas fronteiras, receberam poder... E caíram em sérios pecados.

 
Tal como Jabez, devemos orar pedindo que sejamos poupados dos julgamentos errados:

 
Senhor, afasta-me da dor e da tristeza que o pecado traz. Coloca uma barreira diante dos perigos que eu não posso ver e daqueles que eu acho que posso enfrentar devido a minha experiência (ou orgulho ou falta de cuidado). Protege-me, Senhor, com o teu poder!

 

Seus Sentimentos – Será que compreendemos mesmo quanto nossos sonhos humanos estão longe do sonho que Deus tem para nós? Estamos imersos numa cultura que valoriza a liberdade, a independência, os direitos pessoais e a busca pelo prazer.
 
Respeitamos as pessoas que se sacrificam para conseguir aquilo que querem. Mas e quanto a ser um sacrifício vivo? A negar-se a si mesmo?

 
Do mesmo modo como Jabez orou, devemos pedir que sejamos afastados daquilo que nos parece correto, mas que na realidade está errado:

 
Senhor, afasta-me das tentações que apelam às minhas emoções e às minhas necessidades físicas, daquelas que penso (equivocadamente) que mereço, ou que tenho o direito de desfrutar. Tu és a fonte de tudo aquilo que é verdadeiramente vivo, e por isso, peço-te que dirijas os meus passos para longe de tudo o que não vem de ti.

 
Estes são pedidos de libertação que nosso Pai tem prazer em ouvir – e responder.
 
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: