sábado, 20 de dezembro de 2014

NATAL – O MAIOR PRESENTE DO MUNDO (2)


 

“De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze... Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”  (Mt 1:17,21).

 

As pessoas, cujos nomes  constam nesta genealogia, sem dúvida alguma, são nossas representantes. Deus, em Sua infinita graça, agradou-se delas, dando-lhes a honra de terem seus nomes na genealogia de Jesus. Elas sintetizam a nossa natureza pecaminosa. E nos fazem entender porque Jesus Cristo considerava-se "O Filho do Homem".  Porque Ele, assumindo a  natureza humana, tornou-se nosso único e suficiente  representante diante do Pai.

 

Por isso, dizemos que Ele é nosso único Senhor, Salvador e Mediador. O maior presente para essas pessoas, tanto pelo fato de que Deus as socorreu em suas tribulações, como, também, porque Deus lhes deu  a honra de terem seus nomes  registrados nas páginas sagradas. Porém, O  Maior Presente do Mundo  é que recebemos, pela fé, o Senhor Jesus Cristo como nosso único e suficiente  Salvador. Então, podemos crer que  nossos nomes estão escritos no Livro da Vida, no céu. É interessante observarmos o valor que a Bíblia dá ao crente comum. Lendo o texto referido acima, podemos descobrir três grandes lições:

 

1a  O Senhor conhece pessoalmente o Seu povo.  A aliança do Senhor com Seu povo é um laço de amizade íntima. Por isso o Senhor falou através do profeta Oséias de maneira tão especial.[1]

Deus nos conhece  intimamente. Ninguém é desconhecido, desprezado, ou está escondido  de Deus –  DEUS É O NOSSO PAI. Deus conhece a cada um de nós, intimamente, todos nós estamos diante dEle:  O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que  nele se refugiam" (Na 1.7). Fazemos parte do grande plano de Deus. Só nos resta receber, pela fé em Cristo Jesus, a garantia de nossa herança celestial.

2a – Pessoas comuns são importantes na execução dos propósitos divinos.  O nosso trabalho não é vão, no Senhor.[2] Não somente os líderes são importantes na obra de Deus, mas também as pessoas comuns, simples, são úteis e importantes para Deus.

 

Gente simples, humilde, transformada pelo MAIOR PRESENTE DO MUNDO. Em Cristo, todos nos tornamos válidos, úteis. Ninguém é inferior, inválido ou desprezível aos olhos de Deus. Somos importantes para Deus, porque Ele mesmo nos fez  à Sua imagem e semelhança. E nada que Deus criou é inútil, ou sem importância. Nem mesmo uma lista com nomes de pessoas insignificantes, aos olhos humanos, como nessa genealogia, é desprezada e desvalorizada na Palavra  de Deus. Pelo contrário, essa gente está incluída entre os ancestrais de Jesus, no  sentido humano.

 

3a – O Senhor deseja que Seu povo trabalhe em comunidade, em harmonia de propósito. Deus quer que vivamos em união. Da mesma forma, podemos perceber, através da genealogia de Jesus, a revelação do infinito amor de Deus manifestado através de gente comum como todos nós.  Sem méritos humanos, cheias de conflitos pessoais. Gente injustiçada, desprezada, abandonada, derrotada e  humilhada.

4a – Todos nós somos úteis para  a execução da obra de Deus. Ninguém deve considerar-se inútil, sem valor. Porque Deus mesmo nos concede dons para o exercício do Seu ministério. Deus tem propósitos específicos para cada um de nós. Ninguém precisa sentir-se rejeitado, discriminado, porque Deus cuida de cada um  de nós com amor eterno. Nenhum dos eleitos de Deus é inválido, ou descartável, para Ele. Porque Ele tem cuidado de nós. Esse texto nos mostra que pessoas comuns também fazem parte do plano de Deus. Deus trabalha com gente comum, como eu e você!

 

Se você ainda não tomou posse da salvação eterna, eu o convido a que  se renda agora mesmo ao Salvador. Garantindo assim a sua eterna salvação. Por outro lado, se você se acha desprezado, marginalizado, sem coragem de  encarar as pessoas pelo que elas pensam ou dizem a seu respeito; saiba, creia, Jesus quer alcançá-lo  com Seu grande e  sublime amor. Por isto, a Bíblia diz: “... Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”  (Mt 1:21). Louvado  Seja o Senhor!

 

Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

 

 



[1] Os 11.1-4
[2] 1 Co 15.58

Nenhum comentário: