terça-feira, 16 de dezembro de 2014

NATAL, TEMPO DE ALEGRIA


 
Conta-nos a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, a maravilhosa experiência dos pastores do campo, conforme Lc 2.8-20.
Humanamente falando, não havia ocasião menos favorável para se experimentar alegria do que naquela noite, entre  aqueles  pobres e rudes trabalhadores  do campo. Não havia  ambiente favorável, nem clima emocional para regozijo, alegria, louvor e cânticos de júbilo.
Positivamente, aqueles homens tinham tudo para se constituírem no próprio retrato da desolação, abatimento, amargura e  até ressentimento. Menos  para exaltação e alegria. As circunstâncias em que  estavam  vivendo eram  por demais  sombrias e desalentadoras. Condições completamente desfavoráveis a comemorações ou quaisquer vestígios  de manifestações festivas, alvissareiras.

As circunstâncias ambientais, físicas, eram desfavoráveis. Ali estavam os vigias dos rebanhos "pelas vigílias da noite". Era noite. E que noite! A friagem natural, a exaustiva fadiga provocada pela intensa labuta do dia  que findara. A falta de alimentação adequada e substancial; a necessidade de se manterem acordados e atentos...  Eram  motivos suficientes para provocar-lhes  tensão, preocupações e angústia. Mas o anúncio  do nascimento de Jesus, a mensagem da presença divina conosco,  transformou completamente as circunstâncias ambientais desfavoráveis numa atmosfera de gozo e paz.

Ao contrário de Judas, que numa noite escura e fria se distanciou definitivamente de Jesus, aqueles homens  simples e rudes do campo conheceram a glória celestial numa noite de Natal. E a alegria verdadeira, permanente e profundamente gloriosa, inundou os seus corações. Assim, também, a presença de Jesus no coração humano, ainda hoje, proporciona  a verdadeira consolação.

Hoje podemos nos alegrar também, ainda que ao nosso redor todas as circunstâncias sejam desfavoráveis. Jesus Cristo é a nossa alegria real e permanente! Sim, podemos, também nós, permitir que o Salvador transforme nossos vales sombrios e nebulosos em momentos de júbilo e adoração.

 Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

 

Nenhum comentário: