sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

ALEGRIA EXULTANTE

A Bíblia algumas vezes nos surpreende com palavras que aparentemente se contradizem. Aparentemente. Porque na verdade, não gostamos de admitir que qualquer tipo de sofrimento possa ser benéfico, que seja necessário para alcançarmos a maturidade cristã ou para obtermos a plena alegria. Pois bem, em 1Pe 4.12-16, como em grande parte do Novo Testamento, a Palavra de Deus enfatiza fortemente a necessidade (não apenas a possibilidade) do sofrimento do cristão para a obtenção da verdadeira alegria cristã. Não quero ser exaustivo na citação de textos, mas não posso deixar de mencionar algo dos escritos de Paulo, apóstolo, antes de considerar o texto ao qual desejo me ater. Em 2Tm 3.12 Paulo diz: “Ora, todos quantos querem viver piamente em Cristo Jesus serão perseguidos”.

Incrível! Paulo não diz que há alguma possibilidade de que o servo de Deus enfrente algum tipo de sofrimento, mas ele usa as palavras “todos quantos querem viver piamente em Cristo Jesus serão perseguidos”. Isto, naturalmente, inclui você e eu, se é que desejamos viver “piamente em Cristo Jesus”. Em algum momento haveremos de suportar afrontas e perseguições, se nos mantivermos fiéis ao nome do Senhor. Pedro, no texto mencionado acima, reflete sua própria experiência, relatada por Lucas, após terem sido espancados por causa do nome de Jesus: “E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse nome” (At 5.41).

Pedro nos alerta para não estranharmos “o fogo ardente que surge no meio de vós”. Ou seja, não podemos nos iludir com um “evangelho adocicado” (que não é o verdadeiro evangelho de Cristo), o qual pretende arrebatar o maior número possível de adeptos que o financie e sustente as suas doutrinas espúrias e fantasiosas; negando a palavra de Deus. Pedro começa esta passagem (1Pe 4.12-16) chamando nossa atenção para este fato, para não nos iludirmos quanto às provações que inevitavelmente haveremos de enfrentar e suportar.

Em outras palavras, que não nos iludamos com um tipo de pregação que exalta a prosperidade material e nega a possibilidade e necessidade do sofrimento do cristão. Não é por acaso, falta de fé, ou por não confiarmos no poder de Deus que sofremos neste mundo. Ao contrário, como diz Paulo, “o poder (de Cristo) se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Co 12.9). Mas Pedro não está dizendo que o crente deve ser uma pessoa resignada, amargurada pelo fato de sofrer pelo nome do Senhor. “Pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando” (1Pe 4.13). E aqui ele coloca duas palavras que parecem redundantes: Alegreis exultando”.

Na verdade, os dicionários não fazem muita distinção entre estas palavras. Exultar é alegrar, regozijar, festejar, etc. Mas também “alvoroçar-se”. Ou seja, Pedro está dizendo que na revelação da Glória de Cristo, ou quando chegarmos à Sua glória celeste, depois de sermos aprovados, como diz Tiago 1.12, haveremos de nos alegrar de uma forma plena, esfuziante, quase espalhafatosa. Alegria que vai superar em muito a comemoração de um gol ou o título de nosso time preferido.

Portanto, alegria exultante nos faz pensar em alegria festiva, saltitante, explosiva, incontida, plena. Pedro está dizendo que esta alegria completa haveremos de experimentar na glória divina. Contudo, enquanto suportamos os sofrimentos por amor de Cristo aqui na terra, já podemos nos alegrar, como num antegozo do céu; podemos nos alegrar pelo fato de que os sofrimentos presentes, por amor a Cristo, são prenúncios do gozo eterno com Cristo. A garantia e confirmação de que fazemos parte do Time de campeões, por toda a eternidade no céu.
Paulo expressa esta convicção de outra forma em 2Co 12.9-10 e Fl 1.7.

O fato é que, quando tomamos posse dessa convicção, nossos corações se acalmam e conseguimos realmente nos alegrar em Cristo, mesmo chorando e sofrendo. Portanto, vale a pena considerarmos a Palavra do Senhor: “Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bemaventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus” (1Pe 4.14). “Bemaventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tg 1.12).

Se você ama a Jesus de fato, então, regozige-se nEle; ainda que a dor e os sofrimentos sejam intensos e desoladores, firme-se na promessa da Palavra divina, pois a alegria plena, exultante, está garantida. Aleluia!

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: