quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

ATITUDE CRISTÃ DIANTE DO SOFRIMENTO

Certa vez, quando enfrentava um longo período de determinado tipo de sofrimento, Deus me deu estes versos. Não sei se poderia considerá-los como poesia ou apenas uma reflexão:

O Por Quê Do Sofrimento Do Cristão

Como saber o por quê do sofrimento,
Se me faltam escolhas ou alternativas?
Não sei por quê, não sei dizer
Mas uma coisa me conforta e me sustenta:
Não só eu creio nEle, mas também sofro por Ele!

Eu louvo a Deus em meio ao sofrimento
Não quero ser ingrato ou revoltado
Assim rejeito e afasto o Tentador
Glorificando sempre ao meu Senhor
Vou prosseguindo firme até ao céu chegar.

Eu quero orar, falar com Deus,
Dando-Lhe graças em tudo e por tudo
Não vou servi-Lo em troca de vantagens materiais
Pois só amá-Lo e dEle ser amado
Faz-me sentir maior compensação.

Oh, sim, eu creio no Senhor do universo!
Ele é fiel e é meu Bom Pastor
Em Cristo posso confiar e descansar
Pois nada pode separar-me de Seu eterno e grande amor
Sim, nEle eu posso e tenho tudo!

Creio em Seu chamado com propósito
Escolhido fui em Jesus Cristo
Nele sou justificado e inculpável
Está assegurada a minha salvação
Oh, nada se compara a essa glória!

Quero ser moldado inteiramente
Tornar-me à imagem de Jesus
Santificado na verdade da Palavra
Sim, meu sofrimento é por amor a Cristo.
Oh, nada abala a minha fé!”

Quando Paulo percebeu que seus sofrimentos eram como que canais através dos quais o poder de Deus haveria de se manifestar, então ele pôde se regozijar “nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo”. Agora sua perspectiva de vida havia se transformado para melhor. Ele conseguia ver os raios do sol da justiça na escuridão das aflições diabólicas. Deus lhe ampliara a visão, ele conseguia visualizar a graça de Cristo agindo poderosamente em meio ao caos da vida humana. Graça, quão maravilhosa graça de Jesus!

Apesar de sua fragilidade, você não precisa se entregar à derrota. Ainda que você tenha sido vencido mais uma vez, não se dê por derrotado definitivamente. Eis a sua chance única de sair dessa tenebrosa solidão. Saia já dessa desconfortante agonia. Eis o convite extensivo a você: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28). Que o Senhor da Seara nos fortaleça e nos capacite pelo Seu Espírito Santo. E que vivamos com gratidão e confiança nAquele que nos chamou, nos sustentou até aqui, e que há de nos guardar até o fim de nossos dias.

Portanto, “Esperai com paciência no Senhor... Espera no Senhor, tem bom ânimo”.[1] Sabendo que temos disponível a armadura divina (Ef 6.13); armemo-nos, pois, através, do entendimento de que não somos melhores do que o nosso Mestre. Mas, assim como Ele venceu, podemos ser vitoriosos também, se estivermos ligados a Ele. Entendimento de que esta é a vontade de Deus para conosco, fomos chamados para glorificar e agradar a Deus, independente das circunstâncias. Entendimento de que este é o principal canal de bênçãos para nós e o principal meio de comunicação da nossa fé. Através da fé, esperança, com segurança e firmeza, “sabendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus...” ([2]).

Constantemente ouvimos a respeito de pessoas queridas nossas que estão passando por momentos turbulentos, desesperadores, nervosos, devido aos inúmeros problemas que enfrentamos a cada dia. Irmãos queridos nossos que são humilhados, roubados, assaltados. E outros cujos bens mais significativos lhes são tirados de forma abrupta, repentina. Alguns em circunstâncias normais, tais como enfermidade ou acidentes, conforme a expressa vontade de Deus; outros, porém, devido à imprudência, agressividade ou violência de nossos dias.
Não é fácil suportar tais aflições, porém, ainda assim, o Senhor, através de Sua Palavra apresenta-nos o consolo para os Seus filhos:

_ “Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o Senhor, e sê forte, Josué... e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o Senhor, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos” ([3]).
As ênfases do texto são patentes e marcantes:

_ Sê forte (2 vezes). Até aí, achamos que o texto só se aplica aos seus destinatários de origem, Zorobabel e Josué. Porém, o texto continua: “e tu, todo o povo da terra, sê forte” – v.4.
“Trabalhai porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos”

Diariamente, milhares de homens, aposentados ou desempregados, perambulam pelas ruas sem terem o que fazer. Outros se agrupam nas rodinhas de jogos de dominó, cartas, palito, etc. É a futilidade no uso do precioso tempo de vida que Deus nos dá. O servo de Deus, no entanto, é encorajado a aproveitar melhor o seu tempo livre, trabalhando. Seja através do serviço prestado à comunidade, seja na escola de seu bairro, asilo, orfanato, hospital, etc.

A Bíblia nos apresenta um remédio infalível para o desânimo e abatimento: trabalho. “Se enfraqueces no dia da angústia, a tua força é pequena. Livra os que estão sendo levados à morte, detém os que vão tropeçando para a matança. Se disseres: Eis que não o sabemos; porventura aquele que pesa os corações não o percebe? E aquele que guarda a tua vida não o sabe? E não retribuirá a cada um conforme a sua obra?... Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo as suas obras” ([4]).


Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Sl 40.1, 2, 17; 27.14
[2] Rm 8.18,28
[3] Ageu 2.4
[4] Pv 24.10-12; Rm 2.5-6

Nenhum comentário: