sábado, 2 de outubro de 2010

ENQUANTO É TEMPO

“Deus pede estrita conta do meu tempo,
e eu vou do meu tempo, dar-lhe conta.
Mas como dar, sem tempo, tanta conta,
eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?
Para ter minha conta feita a tempo,
o tempo me foi dado e não fiz conta.
Não quis, sobrando tempo, fazer conta.
Hoje, quero fazer conta e não há tempo.”[1]

Estamos sempre diante de muitas oportunidades para realizar a obra do Senhor, tantas portas abertas que chegamos a nos aborrecer, porque não temos tempo suficiente para aproveitarmos o bom tempo! Lembro-me dos meus dias de estudante ginasial. Quando vivia apertado, trabalhando o dia todo e todo dia, estudando com dificuldade à noite. Nas horas vagas, procurava aproveitar ao máximo o bom tempo, e dava conta do recado. Quando parei de trabalhar para estudar somente, perdia tempo, sobrava tempo, e não havia tempo... Acabei sendo reprovado no final do tempo... O Senhor, porém, nos diz em Sua Palavra que este é o nosso bom tempo para recebermos a salvação e a paz de Deus, através de Cristo Jesus, nosso Senhor.

“Muitos de nós perdemos nossos anos esperando por tempos melhores no futuro ou relembrando tempos melhores do passado, ao invés de lutar por tempos melhores no presente. Se pelo menos tivéssemos vivido ou nascido em tempos melhores! Se pelo menos vivêssemos com pessoas melhores ou pertencêssemos a um grupo menos desprivilegiado e menosprezado! Se vivêssemos em uma casa ou em uma cidade melhor! Se pelo menos tivéssemos um negócio ou um trabalho melhor! Se... se... se! Amanhã... amanhã... amanhã! Mas o dia de hoje está sempre ali; ontem já passou e o amanhã pode não chegar nunca. Não, a hora é agora... o lugar aqui. Você é assim. Sua casa é essa. Esse é o seu trabalho. Sua esposa, seu marido, seu filho, sua mãe, seu amigo. Seu povo é esse. Seu país. Sua geração. Pode passar momentos maravilhosos exatamente onde está, quando e como, com quem quer que você esteja. AGORA É A SUA VEZ!”[2]

A Palavra de Deus – a Bíblia Sagrada – nos fala de um tempo oportuno, conveniente para nos achegarmos ao Trono da Graça: “Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno” (Hb 4.16). Tempo oportuno, bom tempo, apesar das crises, ou mesmo por causa delas. Só podemos viver esta vida, enquanto aqui na terra. Não podemos simplesmente esperar que se esgotem as oportunidades para, então, tomarmos consciência de que perdemos o tempo, quando as portas das oportunidades forem se fechando: “Porque diz: No tempo aceitável te escutei e no dia da salvação te socorri; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” (2 Co 6.2). Este é o nosso BOM TEMPO! O tempo está favorável, nesses dias quando muitos perderam toda a esperança. Este é o nosso tempo. Ou melhor, o tempo de Deus para nós.

Não podemos dormir sossegados enquanto não nos apropriarmos da paz e da segurança da salvação em Cristo Jesus. Afinal, esta é uma questão primordial porque diz respeito ao destino eterno de cada um de nós. E não podemos deixar esta questão para depois da morte, para que outros intercedam por nós, visto que a Bíblia diz que a morte física encerra todas as nossas possibilidades e definições quanto ao destino eterno:”E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” (Hb 9.27). Nosso tempo é hoje!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Poema de Laurindo Rabelo
[2] Dr. Louis Binstock – Og Manddino – SUCESSO SEM LIMITES – p.36

Nenhum comentário: