sábado, 23 de outubro de 2010

A GRAÇA DE DEUS NOS CONFLITOS HUMANOS

A história humana é composta de conflitos com Deus, com o próximo, com o mundo e conosco mesmos. E todos estes conflitos estão representados no incidente narrado no texto no qual queremos refletir. Portanto, vejamos como a graça de Deus, revelada em Cristo Jesus, se manifestou na vida de um homem desgraçado e infeliz.
_ “Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou, exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes! Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem! E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogou-lhe encarecidamente que os não mandasse para fora do país” (Mc 5:6-10).

Esse homem era um escravo do diabo, como todo aquele que vive sem Deus no mundo. A Bíblia diz que ele era controlado inteiramente pelos demônios: sua mente, vontade, conversação e seu comportamento. Não havia nele qualquer possibilidade de “aceitar”, “buscar” a Jesus. Ele não podia exercer sua própria vontade para procurar a Jesus, não podia exercer o chamado “livre-arbítrio” para receber a Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor. Na verdade, ninguém pode. Não há paz em seu coração. A Bíblia diz que éramos fracos, pecadores e inimigos de Deus (Rm 5:6-11).

O homem por si mesmo não consegue deter seus maus pensamentos, sua inclinação para o mal, sua atitudes hostis contra o próximo, contra si mesmo e contra Deus na pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. É por isso que a Bíblia diz que éramos fracos (v.6), éramos pecadores (v.8), e estávamos em inimizade contra Deus. É Deus quem nos reconcilia com Ele mesmo, por meio de Jesus Cristo. É Deus quem opera em nós tanto o querer como o realizar (Fl 2:12-13).
Os demônios ficaram enfurecidos com a presença de Jesus, com a manifestação do poder da graça de Cristo Jesus. Eles não se surpreenderam no sentido de terem descoberto ali o poder de Deus e as consequências da presença divina, mas foram impactados com a surpreendente graça em seus domínios. Foram despertados para o fato de que seus dias estão contados (Ap 12:10-12). Por isso o diabo trabalha com tanta intensidade, porque sabe que tem pouco tempo.
Esse homem era dominado por forças incontroláveis, humanamente. Não conseguia exercer qualquer tipo de autocontrole ou domínio próprio. Não conseguia deter seus impulsos violentos, agressivos. Mas quando o Senhor Jesus o alcançou com Sua graça, foi restaurado completamente à sua condição de sanidade mental. Mais que isso, seu estado emocional de paz interior, pessoal, paz com Deus e com a natureza, era tão acima do normal que as pessoas, quando o viram, ficaram apavoradas; temeram mais a sua sanidade do que a loucura anterior: “Indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram” ( Mc 5.15).

O homem do texto mencionado foi reconciliado com Deus, com o próximo e consigo mesmo. A reconciliação consigo mesmo ficou evidente quando o viram "assentado, vestido, em perfeito juízo", conversando com Jesus. A reconciliação com o próximo ficou patente no fato de o Mestre enviar-lhe de volta ao convívio de seus familiares e compatriotas. Agora ele estava em condições de viver em família, de valorizar o convívio com seus semelhantes. E, acima de tudo, não seria mais terror e ameaça à segurança das pessoas, agora ele tinha uma experiência da verdadeira vida para contar. E tudo isto evidencia a reconciliação com Deus. A graça de Cristo proporciona paz. E a paz é fruto do Espírito Santo, ou, fruto da graça operando em nós.

]Ninguém pode ser salvo, senão pela graça de Cristo Jesus. Você não pode, enquanto o Salvador não o alcançar. Mas, se Ele já o alcançou com Sua infinita graça, não perca tempo ouvindo as sugestões demoníacas. Não fique solitário no deserto da vida! Faça como esse homem que estivera endemoninhado, firme-se cada vez mais com o Senhor Jesus! Podemos verificar sua reconciliação com Deus através de sua atitude desejosa de estar com Jesus e obedecer-Lle em tudo. Depois de seu encontro com Jesus, nós o vemos reconciliado com Deus, pois fora afastada a evidência de seu relacionamento anterior com as forças satânicas, o que causava seu conflito com Deus. Agora ele mesmo clamava a Jesus que o deixasse estar com Ele. Aquele que foi liberto por Cristo sente-se desejoso por estar aos Seus pés, vivendo e aprendendo com o Mestre divino. Aquele que reconhece a importância e a bênção de sua libertação das forças do mal não pode se sentir feliz longe de Jesus.

É Deus quem nos procura, antes que nós o procuremos. Quantas pessoas estão vivendo como escravas do diabo, abatidas e revoltadas em meio ao deserto da vida! Deus tem as respostas que precisamos e no Seu próprio tempo Ele nos fará saber o que está fazendo para nós e em nós... Quando, então, resolvemos obedecê-Lo, a recompensa não tarda: a eliminação dos males da alma e a paz se fazem sentir. Um dia, então, experimentaremos o prazer de saber que as barreiras foram superadas, atingimos os limites celestiais. Haveremos de contemplar o sobrenatural, fora dos limites humanos. Então, nunca mais haverá barreiras sociais, isolamento, solidão e tristeza. Nunca mais despedida: "Jamais se diz adeus ali".

Prezado leitor, Deus pode falar ao seu coração também, caso você esteja vivendo algum conflito semelhante, em seu trabalho, com sua família, ou em qualquer setor de sua vida. Portanto, deixe Deus falar ao seu coração também, enquanto você lê este texto. Ninguém está isento de passar tribulações, decepções e angústia. Não nos afastamos do mundo. Temos um turbilhão de problemas que exercem pressão sobre nós. Entretanto, temos sempre o conforto da Palavra de Deus: "Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou" (Rm 8.37).




Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: