sábado, 16 de outubro de 2010

SOU O QUE SOU

“Mas, pela graça de Deus, sou o que sou” (1Co 15.10a).

Precisamos desenvolver essa visão e percepção da graça de Deus em nosso viver diário; não só no que diz respeito à salvação, mas em tudo o que acontece conosco, em todo tempo ao longo de nossa vida.

Tudo que nos acontece é fruto da infinita graça de Deus em Cristo Jesus,[1] e faz parte da soberana vontade de Deus que soframos.[2] Como disse o Dr. Heber Carlos, nada recebemos por questão de merecimento, como também, quando sofremos, acompanhamos o sofrimento que o nosso Salvador teve. Quando você recebe o sofrimento que não merece, ou que pensa não merecer, você se assemelha ao seu Salvador, o qual também sofreu sem merecer.[3]

Quando cremos que o nosso Deus quer que confiemos nEle, a vitória virá, ainda que impossível aos olhos humanos. Não se iluda e nem se deixe abater com as acusações satânicas de que Deus não o ama; ou que você não tem fé suficiente para receber a bênção da cura de sua enfermidade. Embora seja certo que a nossa fé precisa ser exercitada e fortalecida, que precisamos desenvolvê-la sempre, isso não quer dizer que, pelo fato de termos uma fé robusta, não seremos atingidos por enfermidades ou calamidades, acidentes, assaltos, ou crimes hediondos.

Também não podemos aceitar a acusação do inimigo tentando nos fazer desconfiar do amor de Jesus por nós. É justamente porque Ele nos ama que somos portadores de Sua glória, instrumentos da operação divina do Seu poder para a salvação e edificação de outras vidas. Deus que tem o controle absoluto sobre nossas vidas. Ele manda a doença, a dor, o sofrimento e a morte, de acordo com os Seus santos propósitos: “Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão”.[4]
“Sou o que sou pela graça de Deus”. Enquanto não reconheço isso com profundidade, todo o meu “orgulho santo” só contribui para a minha autodestruição, e não para a glória de Deus. Sou o que sou pela graça de Deus, e por nada mais.

“Sou o que sou”, portanto, deve ser a atitude do cristão, tanto quando se encontra em posição de destaque ou superioridade social, para não se deixar corromper com a soberba; como serve de estímulo àquele que passa por tribulações para não se abater ou sentir-se abandonado por Deus. Se temos a consciência de que somos o que somos pela graça de Cristo, não há por que nos orgulharmos, como também não há por que nos queixarmos. Em tudo, tanto na fartura como na calamidade, vivemos pela graça de Deus (Fl 1.29; 4.11-13).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Fl 1.7-29
[2] 1 Pe 5.9; Hb 12:4-6
[3] Campos, Heber Carlos de – A Providência, p. 610 – Ed. Cultura Cristã
[4] Dt 32.39

Nenhum comentário: