terça-feira, 26 de outubro de 2010

ENSINA A CRIANÇA!

_ “Os filhos crescem. E os pais também. Essa separação não é perda, é desdobramento. Como as arvores que necessitam de distância para poder expandir seus galhos sem se engalfinhar num emaranhado de ramos e raízes que acabam enfraquecendo-se mutuamente, filhos necessitam se afastar para ter a real dimensão de si mesmos e de seus pais. E à distância, paradoxalmente, podem acabar se sentindo mais ligados e amados do que nunca. São ciclos da vida.. E cada ciclo deve ser vivido intensamente. As mudanças, embora difíceis, quando assumidas sadiamente, são um momento de enriquecimento da vida”.[1]

Pr. Paulo César Lopes Campos do Vale, mandou-me um e-mail recentemente falando sobre a febre atual de crescimento de igreja (naturalmente não este o nosso assunto), mas o texto começa com uma referência importante para o nosso contexto aqui estudado:
_ “Se você tem mais de 40 anos, o nome de Benjamin Spock é mais do que familiar. Foi Spock quem disse a toda uma geração de pais para não se importar, não disciplinar seus filhos e permitir que eles se expressem. A disciplina, ele nos disse, iria danificar o frágil ego da criança. Milhões seguiram este guru do desenvolvimento infantil e ele se manteve incontestado entre os profissionais da educação infantil. Contudo, antes de sua morte, o Dr. Spock fez uma surpreendente descoberta: ele estava errado. De fato, ele disse: "Criamos uma geração de crianças mal-educadas. Os pais não são firmes o bastante com seus filhos, por medo de perder o seu amor ou ficar sujeitos ao seu ressentimento. Esta é uma provação que nós, profissionais, impusemos sobre mães e pais. É claro, fizemos isso com a melhor das intenções. Não compreendemos até que fosse tarde demais que a nossa atitude de "sabe-tudo" estava solapando a auto-confiança dos pais."
Esta é uma declaração e tanto!

Esta mensagem precisa ser retransmitida para todas as FAMÍLIAS!

"Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor. Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar. Não se preocupem em ser amigo de seus filhos. Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi a pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre." (Karla Christine, Psicóloga Clínica).

_ “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Pv 22.6).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br


[1] Sant’Anna, Affonso Romano de – MISTÉRIOS GOZOSOS, P 21, 22 – Ed Rocco – RJ

Nenhum comentário: