sábado, 26 de novembro de 2011

BOLA MURCHA OU BOLA CHEIA?

Mateus relata as palavras do Senhor Jesus apresentando-nos alguns perigos de se viver uma vida irresponsável e sem a fé salvadora; ou seja, vida religiosa sem salvação, sem o conhecimento pessoal de Jesus Cristo como único Senhor e Salvador:
_ “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mt 7:22-23).
Quando refletimos sobre a profundidade e dramaticidade desse texto, ficamos nos perguntando: Quem são estes? Porém, mais importante que tudo é que avaliemos com sinceridade: Estamos nós incorrendo nesse autoengano?
Jesus não quer elogio à beleza, à estética, à moralidade de Sua palavra. Ele quer ver a nossa prática. A mensagem cristã não se restringe à teorias éticas, mas é vida cristã em ação. Vida comprometida com Cristo.

“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor...”
O ensino deles pode ser correto, mas, se a prática não corresponde à comunhão íntima com o Senhor, o desastre é fatal: “Então lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mt 7.23).
Depois de falar sobre os falsos profetas, procurando advertir os verdadeiros crentes sobre os enganadores de sempre, Jesus passa a enfatizar as consequências que eles, e todos quantos vivam enganados em suas doutrinas, receberão. Precisamos pensar nos perigos que corremos quando não valorizamos os detalhes fundamentais da vida cristã.

“Senhor, Senhor, não profetizamos... Expulsamos demônios... não fizemos muitos milagres?” Ou seja, o fato de vivermos uma vida cristã apenas voltada para os interesses da nossa igreja, ou dos nossos interesses pessoais, a fim de satisfazermos as obrigações que nos são impostas, para cumprir compromissos e manter a nossa posição social, não nos garante a salvação. Deus quer qualidade real, íntima, pessoal, e não apenas nome de fantasia. Deus quer conteúdo prático, e não teoria e doutrina de entretenimento... Deus quer vida cristã ativa, e não ativismo denominado cristão. Este é o perigo de sermos envolvidos na prática da religiosidade sem a fé autêntica.
Jesus não nega a autenticidade dos milagres efetuados. Eles realmente estarão falando a verdade no que diz respeito aos seus atos. Jesus não diz que os seus milagres foram embustes, ou a algum tipo de mágica. Não diz que eles farão milagres pelo poder do diabo, ou de forças malignas – “em teu nome”, eles dirão. Jesus não os desmentirá quanto ao que hão de dizer. Pelo que contrário, eles realmente farão muitas coisas. Estarão falando a verdade, no que diz respeito às suas obras. Então, por que serão rejeitados?
M. L. Jones: “A pessoa mais perigosa de todas é aquela que não enfatiza a coisa certa”. São pessoas que estão mais preocupadas em agradar e arrebanhar o maior número possível de pessoas. Ainda que para isso usem de artifícios mundanos e enganosos para “segurá-los” em seus redis, ainda que desagradando o Senhor da Igreja.
O que Jesus diz sobre esses é algo tremendamente aterrador: “Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mt 7.23).

É muito perigoso brincar com o sagrado, perde-se a sensibilidade, o coração endurece e você passa a auto iludir-se. Então, corre-se um tremendo risco de se ouvir no final da vida a mais terrível das declarações: “Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade... Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos... e irão estes para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna... porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceram” (Mt 7.23; 25.4l, 46; Rm 1.21).

Um dos grandes perigos que correm aqueles que vivem descuidados é quanto à falsa segurança da salvação. A Bíblia diz que quem está em Cristo é nova criatura... Porém, a questão é saber: Você está em Cristo? Já nasceu de novo? Sua vida, suas atitudes, correspondem à sua declaração de fé verbal? Deus os entregou ao pecado... Que tragédia! Cuidado com a auto ilusão, porque assim o Senhor nos adverte: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartar-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” (Mt 7.22-23).

Quando se vive sem rumo, sem propósitos espirituais definidos, sem o alvo maior da vida cristã, “Na vaidade da sua mente, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; os quais, tendo-se tornado insensíveis, entregaram-se à lascívia para cometerem com avidez toda sorte de impureza...” (Ef 4.l7-l9); então, vive-se como cego, sem a visão de Deus, sem rumo e sem direção. Ainda que a lista dos pontos positivos seja extensa e brilhante, se não dermos crédito à observância dos preceitos realmente cristãos, ao fato de que a salvação é por obra e graça de Cristo somente, corremos um risco eterno... Não brinque com o inimigo. Afaste-se dele... Não converse com ele. Não entre na dele... A Bíblia diz que o pecado mata. Brincar com o pecado é brincar com veneno. Fuja dele, odeie-o, rejeite-o! Escolha a vida! E esta vida está em Jesus Cristo, nosso único Senhor e Salvador. Fique com Ele!
Portanto, não viva como um Bola Murcha espiritualmente, pense no que diz a palavra de Deus:
· “Exercita-te na piedade” (1 Tm 4.7). Como? “
· Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração... Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hb 4.7b, 16).
· “Aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino” (1 Tm 4.13). Obrigue-se a ler a Bíblia!
· Ocupa-te... dedica-te... persevera... (2 Tm 4.15-16).
· ORE - “Ponha sua boca no pó, talvez ainda haja esperança” (Lm 3.29). Busque a comunhão cristã. Lembre-se, você é escravo de Jesus! Portanto, “ANDAI COMO ELE ANDOU!”
Vanderlei Faria

Nenhum comentário: