sábado, 19 de novembro de 2011

VIVO ENTRE OS MORTOS, OU DEFUNTO AMBULANTE?

“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados” – v. 1.
O evangelho nos mostra onde estamos – no fundo de um poço. Temos que compreender a profundidade do pecado. Aqui está a situação do homem no pecado: Ele está morto nos delitos do pecado; não tem a devida compreensão e sensibilidade para reconhecer Deus em sua própria vida. Não é quase morto, ele está completamente morto, ignorante das coisas de Deus. A Bíblia diz: “Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23). E ainda: “Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor” (Hb 12.28-29).

Em Ef 2.1, Paulo fala que Deus nos deu vida. Ou seja, a nossa força para vencer o diabo e o pecado vem do Senhor. Para aqueles que já receberam essa vida em Cristo, Paulo escreve encorajando-os a deixar o pecado e levantar-se “dentre os mortos” (Ef 5.14). Ou seja, é o desafio para que vivamos de maneira correspondente à nossa condição de redimidos e lavados pelo sangue precioso de Cristo Jesus. Não podemos nos deixar enredar pelo pecado como aqueles que não têm esperança, que estão mortos em seus delitos e pecados, sem Deus no mundo. O desafio, portanto, é para que estejamos alertas a fim de que nossa vida não se assemelhe àquela dos que estão perdidos, sem Cristo e sem salvação.

Tiago diz: “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar” (Tiago 1.21-25).

E o apóstolo João acrescenta:
_ “A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele nenhuma escuridão. Portanto, se dizemos que estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão, então estamos mentindo com palavras e ações. Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado. Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. 10 Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós” (1João 1.5-10 – NTLH).

João afirma o seguinte sobre isto:
1o) – Mentimos para os outros e não praticamos a verdade:
_ “se dizemos que estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão, então estamos mentindo com palavras e ações” (1 Jo 1.6).
2o) – Enganamos a nós mesmos:
_ “Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade” (1 Jo 1.8-9).
3o) – Se negarmos nossa condição de pecadores, chamamos a Deus de mentiroso:
_ “Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós” (1Jo 1.10).

“Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados” (2Co 13.5).

Portanto, somos desafiados a obedecer ao Senhor, na certeza de que Ele nos dá força para viver e vencer. Sim, podemos dizer com segurança na Palavra divina, DEUS NOS DÁ FORÇA PARA VIVER e VENCER!

E você, como está vivendo? Como vivo entre os mortos, ou como um defunto ambulante?


Vanderlei Faria

Nenhum comentário: