segunda-feira, 12 de outubro de 2009

DEUS CONTINUA SE REVELANDO

Deus continua Se revelando, Se comunicando com Seus filhos. Ele não é um pai distante, ausente, frio e estático. Ao contrário, Deus é um Pai apaixonado por sua criação, a ponto de Tiago dizer que o Espírito Santo tem ciúme de nós (Tg 4.5). Ele tem prazer em Se comunicar com aqueles que O procuram com alegria e singeleza de coração, confiantes na benevolência do Senhor. Assim como Ele nos diz que não é surdo (Is 59.), podemos confiar que da mesma forma Ele não é mudo.

Na verdade, Ele está falando o tempo todo; seja através da natureza (Sl 19; Rm 1.18-32), seja através das circunstâncias ou das pessoas. O problema é que temos a tendência a querer limitar a Deus. Algumas vezes crendo que Ele só poderia falar de forma clara, audível, pessoal, no passado. Ou que Ele só possa falar através das Escrituras; ou que Ele só fala, realmente, se for de maneira especial para pessoas especiais, em momentos especiais.

Entretanto, Deus é criativo e sábio, e não está preso, limitado, aos nossos pressupostos doutrinários humanos. Ele está sempre nos surpreendendo e nos encantando, quando nos empenhamos em desenvolver a comunicação com Ele. E quanto mais desenvolvemos nossa percepção espiritual, mais sensíveis ao toque divino nos tornamos. E isso, naturalmente, demanda em tempo de convívio com Ele É como na visão de Ezequiel sobre as águas profundas.

Se Deus tivesse conduzido o profeta diretamente às águas profundas, sem que ele fosse treinado, desafiado e encorajado a prosseguir como que num crescendo em maturidade e segurança na providência e provisão divina, adquirindo experiência gradativa; certamente, se ele fosse levado diretamente às águas profundas, teria levado um choque tão grande que poderia ser-lhe fatal.

Assim também ocorre conosco, começamos com os rudimentos, os primeiros passos na maturidade cristã. Se nos contentarmos apenas com o início, ficamos como o aluno que entra para a escola e se contenta com o primeiro grau; não sente motivação e desejo de crescer, de conhecer algo mais desafiante, mais abrangente. Fica estagnado no princípio da aprendizagem, como o atleta que para logo após a largada, se contenta em estar ali na largada de uma grande corrida. Assim também ocorre com a vida cristã; cada um de nós precisa ser desafiado a crescer no conhecimento de Deus.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
www.midiasound.com
wwww.oswaldojacob.blogspot.com

Nenhum comentário: