domingo, 11 de outubro de 2009

A INVEJA PODE APAGAR O ESPÍRITO

O Dicionário define inveja como desejo de possuir o bem de outrem, pesar ou desgosto ante a prosperidade alheia. A inveja tem muito a ver com cobiça e até nos dez mandamentos tem um mandamento contra essa atitude: “Não cobiçaras a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo ” (Ex 20:17).

O invejoso quer roubar aquilo que não lhe pertence, ele deseja além dos bens materiais, a alma da outra pessoa, o ser da pessoa.O invejoso dificilmente admite que tem a inveja, muitas vezes a inveja está escondida atrás de críticas, apontar de dedos, torcida contrária ou simplesmente se decide copiar desde o estilo de vida à roupa da pessoa a ser cobiçada. Eu mesmo lidei muito com esse tipo de sentimento durante a minha vida.

O meu vizinho passava e eu da janela o observava, ele estava com sapato de bico fino preto e calça Jeans da famosa marca Dubis; Ele passava cantando “Ring my Bell”, uma musica que fazia sucesso na época. Eu comprei a calça Jeans igual, comprei o sapato de bico fino e comprei o disco de vinil que tinha a música.O meu vizinho comprou uma calça carpinteiro e um tênis Rainha Iate azul claro, eu também comprei o meu.O meu vizinho fazia sucesso com as garotas, era magro e tinha o cabelo liso. Eu era complexado com a minha gordura e com o meu cabelo encaracolado, além de não fazer nem um pouquinho de sucesso com as meninas. Eu queria ter o cabelo liso e ser magro e ser descolado com o sexo feminino.O meu vizinho era esperto, conseguia se relacionar com a rapaziada da alta sociedade, eu nunca conseguia ter acesso ao pessoal importante. Estudava numa escola que havia pessoas de boa posição, e certa vez comecei a esconder dos meus amigos que não tinham dinheiro; não queria ser identificado com eles , tinha vergonha deles.Tinha inveja do meu vizinho, e não só do meu vizinho: Tinha inveja do meu amigo de infância, que tinha um pai que eu queria ter.Tinha inveja do meu amigo que era bom em todos os esportes, e eu era uma negação em qualquer esporte.Tinha inveja do cara do Led Zepellin que tinha o cabelo louro e era cantor de uma banda de rock, eu o meu cabelo era pixaim e eu não era nem cantor de banheiro.Queria ser sempre o que não poderia ter, queria ter sempre o que não poderia ser . Isso realmente mexia comigo.

Talvez você esteja se comparando com alguém. O texto de I Co 3:3 no original contribui com a idéia de comparação por que dá uma noção de rivalidade. Toda vez que pretendemos fazer a comparação com os outros saímos perdendo. Sempre terá alguém melhor em alguma área. Sempre existirá alguém que possui algo melhor. Alguém possuirá um gosto melhor, ou estará numa posição melhor do que você.A versão revista e Atualizada traduz ciúmes no lugar de inveja.

A inveja é irmã gêmea do ciúmes. A inveja deseja ser a pessoa, o ciúmes quer que o “outro” seja o próprio. A inveja deseja ter o que à pessoa tem, deseja roubar a alma do outro. O ciúmes traz despeito; o sucesso alheio traz irritação e vai se formando uma torcida organizada torcendo pelo desastre, para que pelo menos ambos : “o alvo do ciúmes e o ciumento fiquem igualados no mesmo patamar.” Eu não percebia e muito menos conhecia Jesus (só de ouvir falar), apenas dizia que fazia parte da religião oficial. Fazia parte dos milhares de religiosos de nome. A minha alma estava cheia de escória, de lixo, apesar de eu conseguir enganar muita gente, eu era prepotente e bobo.Mas certo dia eu ouvi falar de Jesus de uma maneira diferente, ainda imagino o retiro espiritual, quando eu vi um pastor jovem, que tinha a idade que eu tenho hoje, falando de Jesus de uma maneira totalmente diferente. As suas palavras entraram no meu coração e eu não conseguia discordar daquilo que ele falava. Fiquei um mês sem ir à Igreja depois do retiro de carnaval, mas não agüentei ficar longe da família de Deus muito tempo. Depois de oito meses de lutas internas e de atitudes de confrontação com o que eu cria, me batizei e vi que a vida cristã é uma vida de constante amadurecimento e experiências, e também de cruz e negação de si mesmo (cf. Lc 9:23).

Eu sei que de vez em quando me pego precisando em amadurecer em certas áreas, Eu sei que preciso buscar o crescimento em Cristo e que nesse crescimento não deve ter lugar para comparações, ciúmes e invejas.Talvez há áreas em nossas vidas que precisam de amadurecimento. Devemos sempre lembrar de tirar o lixo, que vai fazendo a gente tomar antipatia pelo outro porque ele tem conquistado coisas que não conquistamos. Hoje eu sei de tudo que foi conquistado por Jesus por mim na cruz do calvário e essas invejas foram perdoadas e apagadas com o sangue precioso do Senhor.O.S. Boyer define a inveja da seguinte maneira: Misto de desgosto e ódio provocado pela prosperidade ou a alegria de outrem. Temos ciúmes do que é nosso, inveja do que o próximo possui.(1)Meu pai criava porcos, e ele tinha um que era o seu orgulho. Certo dia ele levou uma pessoa para conhecer a sua chácara e mostrou todo orgulhoso o lindo porco. A pessoa ficou maravilhada com o animal, fez mil elogios, etc. e tal. Dois dias depois o meu pai recebeu uma ligação do senhor que toma conta da chácara, dizendo que o porco foi definhando, definhando e dois dias depois, morreu de uma doença misteriosa. Meu pai me perguntou se essa morte poderia ter sido mal olhado dessa suposta pessoa, eu disse que não sabia, mas que a Bíblia fala que a os olhos são a lâmpada do corpo, se os olhos forem mal, todo o corpo será (cf. Lc 11; 34 ).

Se o porco morreu da inveja do homem eu não posso afirmar, mas eu creio que muitos devem ter experiências semelhantes. Existem pessoas que você não pode nem contar uma benção, porque elas parecem que começam a gorar o negócio.O salmista do salmo 73 diz que invejava os arrogantes. E ele diz isso dentro de um contexto que as pessoas que não tinham nada de Deus estavam prosperando e se dando bem.Muitas vezes o invejoso quer difamar o outro, para tentar diminuir a pessoa. Ele fala mal porque tem inveja.Muitas vezes podemos ter inveja dos dons que Deus tem dado a determinada pessoa: - Porque ela tem uma boa voz e eu não passo de um péssimo cantor de “chuveiro” ?,Porque não tenho nenhum jeito para tocar um instrumento e o outro tem uma capacidade incrível e um ouvido maravilhosamente perfeito?Uma das coisas que a inveja faz é causar a comparação.

Todos nós já passamos por esse sentimento, uns já invejaram a roupa, as coisas do outro, o carro, a vida do outro, comparando até o marido, a esposa do outro.Davi foi um grande guerreiro, enfrentou Golias e o matou e depois foi um líder que ajudou os israelitas ganhar a guerra. I Sm 18:6, 7 diz o seguinte: Sucedeu, porém, que, vindo Saul e seu exército, e voltando também Davi de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro de rei Saul, cantando e dançando, com tambores, com júbilo e com instrumento de musica. As mulheres se alegravam e, cantando alternadamente, diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares.Saul se indignou: Poxa!, Para Davi dez milhares – para mim só milhares?Ele ficou com inveja e a partir daí ele achou que Davi iria cobiçar o reino. Na verdade Davi nem tinha pensado em reinar, mas Saul ficou com isso na cabeça por causa da inveja. E a partir daí começou a queda de Saul. Ele não se conformou com o brilho da estrela de Davi.Há muitas pessoas que tem inveja. A inveja é sempre um sentimento negativo, ao passo que o zelo pode ser negativo ou positivo. A inveja pode estar ligada ao olho, cobiça, ciúmes.Os invejosos às vezes fazem campanha de perseguição contra a sua vítima, que às vezes não tem menor culpa.

Pr. Carlos Coutinho

Nenhum comentário: