sábado, 17 de outubro de 2009

A LIÇÃO QUE NOS DÁ O JOVEM DO MACHADO

(Anônimos da Bíblia, mas Conhecidos de Deus)

Leia em sua Bíblia os versículos l a 7 do capítulo 6 do livro de 2 Reis e vai descobrir, entre outros ricos ensinos, a história do jovem que ao lado de seus colegas, sai de sua casa estreita, como um bando alegre de colegiais, em direção à margem do rio Jordão, para cortar madeira a fim de construir uma nova casa. A Bíblia não diz quantos rapazes estavam naquele grupo, nem o nome deles, senão o do próprio professor que estava no grupo, o profeta Eliseu.

Cada um segue com o seu machado e começam a cortar madeira, num trabalho de cooperação e amor. Acontece, que um daqueles rapazes, ao dar o golpe na madeira, vê o ferro de seu machado desprender do cabo e afundar no Jordão.

Vendo a impossibilidade de ter de volta aquele ferro, exclama diante de Eliseu: “O que v ou fazer? O machado era emprestado”. Bem, como não há impossíveis para Deus, o milagre acontece, usando Deus o seu servo Eliseu que lançou um pau na água e o ferro veio nadando. Mas a grande lição que o rapaz nos dá é de uma boa consciência. Era um moço honesto. Pedira emprestado o marchado e precisava devolvê-lo ao dono, intacto, Isso se chama honestidade.

Quantos que pedem livros, objetos, dinheiro emprestados e muita coisa mais e não devolvem. Aquele jovem, filho de profeta, cujo nome não conhecemos, queria estar bem com sua consciência e nos dá esta linda lição de honestidade. Alguém pode comentar: este jovem deveria ter seu próprio machado. Ou, então: Devia ter mais cuidado ao cortar a madeira.... Essa crítica perde seu sentido, diante do gesto humilde do jovem, que o levou a devolver o machado ao dono e ainda deve ter relatado a ele o que fez o seu Deus, o Deus das maravilhas, retirando das águas a valiosa ferramenta ao seu dono. Jovem , e demais ouvintes: Vale a pena a servir Deus com espírito honesto e uma boa consciência!

Pr.Enéas-

Nenhum comentário: