quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ESPÍRITO DE SABEDORIA E REVELAÇÃO

Ef 1.15-23

Em 1Co 12.8, escrevendo sobre a distribuição dos dons pelo Espírito Santo, Paulo se refere ao dom da “sabedoria”, ou “a palavra da sabedoria”. Em Ef 1.17, Paulo associa o dom da sabedoria ao da “revelação”. Assim, podemos entender que, ao referir-se ao dom da sabedoria, a Bíblia está dizendo que a verdadeira sabedoria vem de Deus, e isto através de uma revelação especial da parte do Espírito Santo.

Ou, seja, é Deus o Espírito Santo quem nos revela, nos capacita, nos dá o discernimento de Sua sabedoria e vontade. É Ele que ilumina nossa mente a fim de agirmos com sabedoria, tanto para conhecermos melhor a Sua vontade em cada circunstância em que nos encontramos. E esta sabedoria não depende do grau de escolaridade, ou da cultura secular; vem de Deus, é dom do Espírito Santo.

Esse é o tipo de sabedoria que Deus quer nos revelar; o conhecimento para o qual devemos atentar, ansiar e buscar com fervor. Esse é o conhecimento para o qual a Palavra de Deus está sempre apontando e desafiando o povo de Deus a buscá-lo. Infelizmente, porém, a incredulidade e o pecado tem causado uma tremenda e perniciosa ignorância a esse respeito ao povo de Deus. E isto em todos os tempos (Is 1.2-3; 5.13; 11.9).

Precisamos desejar e buscar o alimento mais sólido, profundo da Palavra de Deus. E isto só vamos conseguir, “pela prática”, se tivermos nossas faculdades exercitadas. Ou seja, precisamos nos esforçar para crescermos no entendimento a respeito das revelações espirituais. Precisamos estar atentos e envolvidos na prática diária com as coisas espirituais. Não podemos ser “tardios em ouvir”. Precisamos caminhar com Deus, resolutos, adentrando nas “águas profundas” das revelações espirituais. Nunca devemos nos esquecer de que a vontade de Deus é sempre “boa, agradável e perfeita”. Portanto, precisamos cada vez mais desejam e buscar o conhecimento de Deus. Este é o desafio da Palavra de Deus.

Não há como conhecer a Deus senão através do “espírito de sabedoria e revelação”. Ou, seja, não podemos conhecer a Deus senão através de uma revelação especial do Espírito Santo. Paulo ora no sentido que o Espírito Santo proporcione aos crentes de todos os tempos esse entendimento espiritual. Ele está nos ensino que , se o Espírito não nos der esta revelação, jamais poderemos obter o verdadeiro conhecimento de Deus. Por isto ele ora e nos incentiva a fazer o mesmo, visto que também nós precisamos desse conhecimento.

A finalidade de toda a revelação bíblica é levar-nos a conhecer a Deus, culminando na palavra de Jesus: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3).


Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
www.midiasound.com
wwww.oswaldojacob.blogspot.com

Nenhum comentário: