quarta-feira, 14 de outubro de 2009

QUANDO ESTAMOS ALEGRES

“Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo” (Jo 15.11).

A palavra chara, alegria, aparece 60 (sessenta) vezes no NT. E o verbo chairein, alegrar-se, regozijar-se, aparece 74 vezes. Era uma saudação grega muito comum. Não se refere às circunstâncias externas, mas à felicidade do coração. Louvor cantado, intimamente relacionado com a oração: At 16.25.

A Bíblia é o livro da alegria! A história do evangelho começa (Mt 2.10; Lc 1.28), continua (Mt 28.9; Lc 24.41; Jo 20.20); e há de terminar (Rm 12.12), com alegria.

A primeira característica da mensagem cristã é levar os homens a entristecer-se pelos seus pecados, e, conseqüentemente, levá-los ao arrependimento. E uma das principais evidências da conversão a Cristo é a alegria da salvação. E este é, sem dúvida alguma, um dos principais objetivos da pregação cristã: proporcionar a alegria verdadeira aos homens. A alegria da comunhão com Deus Pai através do Senhor Jesus Cristo. A alegria que o Senhor nos promete não é algo comum. A Bíblia fala da verdadeira alegria prometida aos filhos de Deus: Sl 45:6-7; Rm 12:12,15; 14:17-18; 15:4,13; Hb 1:9; 1 Pe 4:12-13; Jd 1:24-25.

Sempre que pensamos no céu há grande alegria. Vivemos num mundo triste. Há muita gente infeliz.
Jesus veio trazer alegria, ainda que em meio aos sofrimentos. Assim, pois, a nossa alegria não depende das circunstâncias, mas da pessoa de Jesus.

Jesus prometeu-nos alegria plena, completa: (Jo 16.20-24). O Sl 102.1-28 nos faz lembrar de que temos a garantia do Reino onde jamais se envelhece. Jamais haverá tristeza pelos sofrimentos. No deserto, as sandálias não se gastaram, mas as pessoas sim. No céu não haverá envelhecimento (Jo 14.1).

Sem dúvida alguma, temos diversos motivos de oração de gratidão a Deus por todos aqueles que nos acompanham nas lutas e nas alegrias do ministério cristão. Além disso, cada um de nós, quando refletimos um pouco, encontramos diversos motivos para nos colocar diante de Deus em oração de regozijo e gratidão.

Mas como nos alegrar, se não vai bem o relacionamento familiar? Se o marido chega bêbado todas as noites, tendo gasto o sustento da família? Se a esposa não corresponde às expectativas sentimentais e emocionais? Se o coração se inclina de maneira irresistível para o pecado da cobiça? Enfim, como, se o pensamento foge e nos leva a viver fora da realidade cristã que desejamos?

Jesus responde: “Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo” (Jo 15.11).


Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
www.midiasound.com
wwww.oswaldojacob.blogspot.com

Nenhum comentário: