Ef 1.15-23
Em 1Co 12.8, escrevendo sobre a distribuição  dos dons  pelo Espírito Santo, Paulo se refere ao dom  da “sabedoria”, ou “a palavra da sabedoria”. Em Ef 1.17, Paulo associa o dom da sabedoria ao da “revelação”.  Assim, podemos entender que, ao referir-se  ao dom da  sabedoria, a Bíblia está dizendo que a  verdadeira sabedoria vem de Deus, e isto através  de uma revelação especial da parte do Espírito Santo. Ou, seja, é Deus o Espírito Santo quem  nos revela, nos capacita, nos dá o discernimento de Sua sabedoria e vontade. É Ele que ilumina nossa mente a fim de agirmos com sabedoria, tanto para conhecermos  melhor a Sua vontade em cada circunstância em que nos encontramos. E esta sabedoria não depende do grau de escolaridade, ou da  cultura secular; vem de Deus, é dom do Espírito Santo.
Esse é o tipo de sabedoria que Deus quer nos revelar; o  conhecimento para o qual devemos atentar, ansiar e buscar com fervor.  Esse é o conhecimento  para o qual a Palavra de Deus está sempre apontando e desafiando o povo de Deus a buscá-lo. Infelizmente, porém, a incredulidade e o pecado tem  causado uma tremenda e perniciosa ignorância  a esse respeito ao povo de Deus.  E isto em todos os tempos (Is 1.2-3; 5.13; 11.9).
Precisamos desejar e buscar o alimento  mais  sólido, profundo da Palavra de Deus. E isto só vamos conseguir, “pela prática”, se  tivermos nossas faculdades exercitadas. Ou seja,  precisamos nos esforçar para crescermos no entendimento a respeito das revelações espirituais. Precisamos  estar atentos e  envolvidos  na prática diária com as coisas espirituais. Não podemos ser “tardios em ouvir”. Precisamos caminhar com Deus, resolutos,  adentrando nas “águas profundas” das revelações  espirituais. Nunca devemos nos esquecer de que a vontade de Deus é sempre “boa, agradável e perfeita”. Portanto, precisamos cada vez mais desejam e buscar o conhecimento de Deus. Este é o desafio da Palavra de Deus.
Não há como  conhecer  a Deus senão através  do “espírito de sabedoria e revelação”. Ou, seja, não podemos conhecer a Deus senão através de uma revelação especial do Espírito Santo. Paulo ora no sentido  que o Espírito  Santo proporcione aos crentes de todos os tempos esse entendimento espiritual. Ele está  nos ensino que , se o Espírito não nos der  esta revelação,  jamais  poderemos  obter o verdadeiro  conhecimento de Deus. Por isto ele  ora e nos  incentiva  a fazer o mesmo, visto que  também nós precisamos desse conhecimento.
A finalidade de toda a revelação bíblica é levar-nos  a conhecer  a Deus, culminando na palavra de Jesus: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3).
Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
www.midiasound.com  
wwww.oswaldojacob.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário