sábado, 9 de julho de 2011

TETELESTAI

No Jardim do Calvário – o Jardim da Crucificação, ou Jardim das Caveiras, o castigo do pecado foi pago, e a lei divina foi honrada na sua plenitude. Deus nunca foi, não é, e nunca será indiferente ao pecado do homem. Não pense que pode esconder-se de Deus, trapacear ou negociar os seus pecados diante dEle (Rm 2.3-4). Mas, em que sentido Jesus morreu pelos pecados?

A Palavra expiação, significa cobrir, tanto os pecados como os pecadores. Quando morre alguém, coloca-se um véu, porque a morte é insuportável... O sangue de Jesus coloca um véu sobre o pecado, de modo que o véu, e não o pecado, seja visível. Por isso Paulo fala da redenção e Justificação que há em Cristo Jesus. A lei, ou “a função da lei”, fora mal compreendida pelos judeus. Pois jamais fora doadora de vida. Ela deveria “empurrar” os homens na direção de Cristo.

A lei moral revela a natureza do pecado e suas consequências. A lei serve para que o homem se dê conta do pecado. A questão é: Como podemos entrar numa relação correta com Deus e sentirmo-nos em paz, sabendo que estamos certos em nossa fé? Só quando sabemos o que temos que fazer, podemos compreender o que não estamos fazendo. Só quando conhecemos a lei e tratamos de cumpri-la, nos damos conta de que não estamos cumprindo-a. A lei tem a finalidade de nos mostrar a nossa debilidade e incapacidade para atingir o alvo divino. Isto é, Deus é justo e aceita como justos a todos que crêem em Jesus. O natural seria: “Deus é justo, e condena o pecador como criminoso.” Este é o grande e precioso paradoxo do evangelho de Cristo; Ele, sendo justo, nos recebe, não como condenados, mas como filhos amados. Cristo, a semente da mulher, veio ao mundo para esmagar o poder do diabo.

No Jardim da crucificação a Serpente feriu o calcanhar da Semente da mulher – Jesus Cristo, mas este esmagou a cabeça da Serpente. E trouxe a cura milagrosa do pecado para a humanidade, a salvação de Seu povo: “...porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21b).
Tragada foi a morte na vitória! O Jardim da Morte e da derrota, transformou-se no Jardim da Vida e da Vitória! Jesus ressuscitou. O túmulo está vazio. O diabo está vencido. A morte foi banida. Jesus está vivo para dar-nos vida. E vida em abundância!
Tetelestai – Está consumado.[1] Está consumada a nossa salvação. Aleluia!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] João 19.30 a

Nenhum comentário: