sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A IGREJA DE CRISTO PRECISA DE UMA NOVA REFORMA


Creio que, realmente,  a igreja de Cristo, principalmente no Brasil, precisa de uma nova reforma. Porém, como bem enfatiza  Klaas Runia, também não  estou me referindo a mudanças denominacionais. Isso só causa  confusão e tristeza no meio do povo de Deus. 
 
Refiro-me àquele zelo pelo estudo da Palavra de Deus, à intensificação da oração e aquele ardor espiritual que precisa se reacender em nós. A tendência de todos nós é  vibrarmos e nos emocionarmos com as primeiras experiências cristãs, com  “o primeiro amor”.
 
Depois, gradativamente, somos envolvidos com as múltiplas atividades eclesiásticas e denominacionais, as quais os  religiosos tanto prezam. Por outro lado, há quem pense que,  para manter o novo  crente firme e constante na obra do Senhor, precisa mantê-lo  “ligado”, ativo, produtivo... Aí os novos crentes, e todos os demais, se entregam a um ativismo frenético e inconsequente  sem proporções. O fato é que normalmente há sempre uma oposição velada ou explícita às mudanças.  Como diz a jovem  Ana Paula Leite Evangelista,  no artigo que recebi através de e-mail: 

“Já é consenso que a modernidade, a globalização e a tecnologia acarretam necessárias e constantes mudanças, com velocidade antes desconhecida.

Talentos surgem e desaparecem, a tecnologia de ponta torna-se obsoleta em poucos dias e as relações já não são mais as mesmas. Sabemos disso, é fato. E até buscamos acompanhar, entender e absorver... Mas, quando estas mudanças estão relacionadas com aspectos pessoais de nossas vidas, parece ser mais difícil aceitá-las com tanta "naturalidade".
 
Abrir mão de uma zona de conforto, que já conhecemos tão bem e dominamos este "terreno" provoca insegurança, nos faz sentir medo e confusão. Nestes momentos, identificar o quê está sendo mudado, buscar compreender "a novidade" que chega e identificar nossa nova posição neste contexto pode fazer com que sintamos o "chão mais firme".
 
Assim, impedimos que fantasias com monstros e com príncipes  tomem o espaço do que realmente existe. Muitas vezes, tendemos a supervalorizar aquilo que está findando, não recordando que havia falhas, erros ou insatisfação, seja no emprego que estamos deixando ou uma relação amorosa que acabou. Nos apegamos ao que era bom, somente ao que era bom.
 
Mudar significa desejar, acreditar e buscar o melhor. Corrigir erros do passado pode ser impossível, mas não cometê-los novamente é um desafio presente na mudança. Olhe para a possibilidade de mudar como uma nova oportunidade, e com grandes chances de acertos. Pois a cada mudança que você viveu, tornou-se mais experiente. Então, viva esta mudança!”.

 

Pr. Vanderlei Faria


 

Nenhum comentário: