sábado, 2 de novembro de 2013

UMA IGREJA REFORMADA, SEMPRE REFORMANDO-SE


Precisamos de uma  nova e permanente reforma, uma igreja reformada, sempre reformando-se, como é o lema dos reformadores desde o século 16.


A renovação espiritual, ou a reforma que precisamos, não diz respeito a um movimento único e passageiro, mas algo que  nos proporcione viver uma vida em constante busca de  crescimento e amadurecimento espiritual. E isto envolve não apenas o aspecto religioso, institucional, mas é algo que  envolve todas os nossos relacionamentos diários. É vida no altar do Senhor, vida santa e pura diante de Deus e dos homens, vida de santidade. Um devotamento total, entrega total de nossas vidas ao Senhor; não ao pastor ou à igreja, mas ao Senhor Jesus Cristo.


Enfim, precisamos de uma constante  renovação espiritual,  uma permanente reforma  protestante.  Esta deve ser uma das principais razões para nos sentirmos motivados e encorajados a nos reunir frequentemente com outros irmãos para cultuarmos a Deus e refletirmos  a respeito de Sua Palavra.


É a consciência que temos do e o Ainda não.  A consciência de que apesar de já estarmos salvos, ainda não estamos glorificados.  Como o salmista, eu e você também sabemos, ainda que não gostemos de confessar, que muito frequentemente  as grandes derrotas espirituais ocorrem após  as grandes vitórias. É semelhante ao que ocorre no esporte, de um modo geral.


Após ou em meio, a um grande avivamento espiritual é quando mais  nos tornamos  fragilizados, vulneráveis e desguarnecidos em nossas defesas espirituais. Ficamos tão extasiados e eufóricos com os acontecimentos que nos  relaxamos no combate ao pecado que há em  nós.
 
Os israelitas também estavam vivendo ainda a euforia da vitória. Antes, porém, que ocorressem os fracassos espirituais, ou mesmo antes que começassem a viver  no marasmo da glória desvanecida; antes que começassem a viver do passado como quem dirige olhando  pelo retrovisor,  o salmista faz esta pungente oração: “Restaura-nos, Senhor!”

 
Pr. Vanderlei Faria

Nenhum comentário: