quarta-feira, 20 de novembro de 2013

LEVANTAI-VOS, E NÃO TEMAIS!


“Quando Jesus estava na cruz, arrancaram-lhe tudo –  Tudo, exceto duas palavras: “Deus meu”. E uniu-se a elas; nada poderia arrebatá-las dos lábios  ou do coração; com elas venceu a morte e com essa única frase, salva das ruínas,  construiu um reino eterno...
 
Quando os discípulos estavam no monte da transfiguração, “eis que uma  nuvem luminosa os cobriu, ficando eles aterrorizados”. E da nuvem saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi”( Mt 17.5 b). E eles erguendo os olhos ninguém viram senão unicamente a Jesus. A nuvem clareara-lhes a visão!... Quando vierem nuvens  sobre os nossos espíritos, escutemos, pois Deus falará. A voz falará nessa hora como jamais poderá falar, porque a nuvem  esconde todas as coisas, e nos deixa a sós com Deus”.

“Ainda quando tudo está escuro num dia de tempestade, nós sabemos que além e acima das nuvens de nossa aflição e perplexidade, o sol da misericórdia de Deus brilha, e que, no fim, tudo acontecerá como Ele  planejou e determinou para Sua glória e nossa felicidade”. 

 Certa feita uma piedosa e querida irmã passava por grande  depressão, em decorrência de uma incômoda e dolorosa enfermidade. Um problema de hérnia dedisco tirava-lhe toda a capacidade física e emocional para desenvolver suas  muitas atividades.
 
Um dia procurou-me  para desabafar. Emocionada, disse-me: “Pastor, será que não estou  tentando a Deus com essa incessante busca de recursos e cura? Será que não chegou a minha hora? Não seria o caso  de contentar-me apenas em viver os momentos finais da minha vida, sem recorrer a mais nenhum medicamento? Será que, realmente, não chegou o momento de parar de orar nesse sentido, encerrar a carreira e guardar a fé?” 

Na verdade, aquela irmã não estava simplesmente aceitando a vontade de Deus para sua vida. Havia  no seu semblante e nas suas palavras muito desalento e desespero. Procurei confortá-la, lembrando-lhe da importância do ensino bíblico, mostrando-lhe que, assim como no passado, quando as nuvens amedrontaram os filhos de Deus, elas podem nos assustar também hoje.
 
Porém, assim como Deus consolou os discípulos, quando eles se achavam sobressaltados e atemorizados, nós também podemos contar com a mesma consolação. Jesus Cristo, nosso Senhor amado, está conosco, mesmo quando as nuvens da incerteza de uma viagem, despedida, ou de uma enfermidade desalentadora, provoquem-nos angústia e medo, Ele nos assegura a consolação e o estímulo para continuarmos a caminhada: “Levantai-vos, e não temais!”

 

Pr. Vanderlei Faria

Nenhum comentário: