quinta-feira, 10 de abril de 2014

O MINISTÉRIO DA CONSOLAÇÃO





O apóstolo Paulo afirma que assim como experimentamos os sofrimentos de Cristo (quando sofremos  por amor a Cristo e para Cristo), “assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo” (2Co 1.5). E continua (v.6) dizendo que  os seus sofrimentos tinham como resultado a consolação e o encorajamento para aqueles  irmãos vencerem seus próprios sofrimentos. Que coisa incrível!

Mesmo quando  sofremos, estamos  ajudando alguém. Isto quando vivemos sem murmuração, a despeito das circunstâncias adversas que estejamos enfrentando, injustiças ou doenças debilitadoras e dolorosas.

O texto nos fala de nossa missão no mundo – repassar a consolação que recebemos  constantemente da parte do Senhor  (2Co 1.4). Ou seja, aqui temos um exemplo da prática da unidade na consolação.

Após discorrer sobre o  mistério da consolação com que somos agraciados por Deus, o nosso Pai, Paulo fala do ministério da consolação que temos recebido como filhos  do Pai de misericórdias e Deus de toda  consolação.

No mesmo versículo (4) em que o apóstolo discorre sobre a nossa consolação, que é algo fantástico e misterioso, porque é divino, Paulo fala também do ministério e responsabilidade daqueles que compartilham da mesma  esperança em Cristo. De todos os cristãos, não apenas  dos pastores e líderes eclesiásticos.

Podemos observar que Paulo faz uma tremenda afirmativa sobre a consolação do Senhor (2Co 1.2,3a). Mas isto, baseado em pelo menos duas considerações importantes. A primeira diz respeito à  nossa responsabilidade em repassar as bênçãos que recebemos. Não podemos reter nada que  Deus nos dá, como se fora  por  méritos pessoais nossos. Nem mesmo as consolações nos são dadas para o nosso único desfrute. Temos a missão de  repassador de consolações (v.4).

 Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

 

Nenhum comentário: