sábado, 19 de abril de 2014

O MOVIMENTO GOSPEL!



 
 
É apenas um movimento sem conteúdo, vazio, de muito barulho (som nas alturas para arrebentar os tímpanos e criar uma geração de surdos gospel), e quanto mais, melhor! Há pregadores do mundo gospel - o mundo das concessões, das arapucas, das apelações, da ética relativa, da teologia da prosperidade, das campanhas, dos "milagres", da dispersão e da falta de reverência, das novenas "evangélicas", do envolvimento político-partidário com um viés de fisiologismo aliado aos conchavos e benefícios pessoais e comunitários, bem como dos deputados chamados evangélicos ( que de evangélicos não têm nada) que conseguem concessões de rádio e TV com objetivo de "pregar" o evangelho.
Dos cantores que ganham muito dinheiro e vivem nababescamente, explorando os incautos. Dos autores fazendo letras e músicas sem conteúdo bíblico-teológico, visando apenas conquistar corações vazios, corações religiosos e, conseqüentemente, o mero lucro. Além da fama, da popularidade que conseguem. Tem até autógrafos. O movimento gospel é o movimento que tem a simpatia da Globo e de todos que o consideram altamente lucrativo. Este movimento trabalha para que o cristianismo vire uma cultura, sem referenciais éticos. Para essa gente, as Escrituras não têm relevância. 
É o movimento dos shows dentro e fora dos templos. Está ligado à fama, ao poder, ao foco humano, antropocêntrico, àqueles que buscam o pódio. É impressionante como essa gente descaracteriza o evangelho de Cristo! Como vulgarizam a mensagem da cruz! Estão entre nós, mas não são de nós. É triste dizer isso, mas pelos frutos se conhece a árvore. É um movimento que deseja fortemente amalgamar cristianismo com mundanismo. Fé com charlatanismo. Exploração do pobre com a construção de templos suntuosos.
Há um linguajar gospel. Ele é repetitivo, enjoativo e cansativo. Dói nos ouvidos. Essa gente se veste muito bem, com roupas de gripe, andam nos seus carrões e nas suas mansões. Tem até seguranças para protegê-los do povo. Seus líderes são arrogantes, ditadores e alienados em relação ao sofrimento humano. Ficam nos pedestais e não sentem o cheiro das ovelhas de Cristo! Acumulam bens e estão mais preocupados em ter do que ser. Como diz Judas, em sua carta, são "homens ímpios, que mudam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo ...Ai deles! Pois seguiram pelo caminho de Caim, e por causa de lucro se lançaram ao erro de Balaão e foram destruídos na rebelião de Coré" (Judas 4 e 11). 
Este movimento gospel precisa ser substituído pela vida de Cristo nos corações. A centralidade do homem precisa ser substituída pela essencialidade de Cristo. Este movimento que está aí não mudará o país, mas o verdadeiro evangelho, o da cruz, o do compromisso com Cristo às raias da morte. O evangelho da impopularidade é o de Cristo. É este que devemos seguir e servir para a Glória de Deus Pai!
 
Pr. Oswaldo Luiz Gomes Jacob
 
 

Nenhum comentário: