sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A ÚNICA ESPERANÇA!


 At 16:26-34


Temos aqui um homem que  passou por grandes crises em sua vida, culminando com a crise da conversão, ou, a bênção da conversão a Cristo. Observemos como Deus operou a transformação na  vida do carcereiro, usando as circunstâncias críticas ao seu redor, bem como a atuação marcante de dois servos de Deus. Ele reconheceu que estava perdido: “Ia suicidar-se...”

Se Deus era real –  e isso ele acabara de comprovar –  então ele, um pecador, estava irremediavelmente perdido. Realmente, quando nos confrontamos com Deus em Sua majestade sublime, diante de Seu poder e santidade, nossos pecados se tornam mais visíveis e terríveis: Rm 7:13. Quanto mais  percebemos Deus em nossa existência, mais nos sentimos esmagados pelo peso do pecado. É, então, quando as palavras sagradas mais sentido fazem para nós. É quando  a Palavra de Deus fere e atinge nossa mente  como espada  de dois gumes: “Todos  pecaram e carecem da graça de Deus... O salário do pecado é morte...” (Rm 3.23; 6:23 a). 
 
Segundo uma pesquisa publicada pelo Jornal O Globo (08/08/93), o suicídio  é a segunda causa de morte dos jovens de 15 a 24 anos no Rio de Janeiro. A depressão é a  doença do nosso tempo. A sociedade vive o impasse do “Sonho acabou”, e o suicídio aparece como a solução para esse choque com a realidade. Ainda, conforme a reportagem, o suicídio mata mais  que os  acidentes de trânsito na França; mais de 11 mil mortes e 120 mil tentativas em um ano. Na Holanda, onde há completa liberdade para o consumo de drogas, e permissão para a eutanásia, foi aberto um hotel para suicidas. E  tem um nome sugestivo:  Hotel Novo Horizonte. Segundo o idealizador do projeto, os candidatos à morte terão uma atmosfera adequada...

Nos EUA, dois jornalistas escreveram um livro sobre o suicídio, ensinando as pessoas a praticá-lo de maneira  menos traumática...  Os filhos das trevas, inspirados  pelo deus deste século, o Diabo,  estão  procurando incentivar e inspirar as pessoas nesse sentido.  Enganando-as com o argumento de que  esta é a única e melhor solução para os conflitos da vida. É a mentira mais divulgada pelo inimigo das nossas almas. O Diabo  está agindo com muita intensidade, a todo vapor, “com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta” (Ap 12.12 b). 

Milhares de pessoas, não suportando as pressões  que as crises lhes causam, procuram para si a morte como única alternativa. Alguns, no auge do desespero, diante de uma crise conjugal, ou de uma perda significativa, se deixam GASTAR em atividades perigosas, suicidas. Entregam-se passivamente aos vícios ou até mesmo a uma atividade  aparentemente beneficente. O caminho percorrido pode ser  uma forma de compensação, ou sublimação  psicológica,  positiva ou negativa. Porém, Deus nos apresenta algo melhor. Ele tem as saídas da vida e para a vida, vida magistral! Deus, na Sua  Palavra, traz-nos o conforto que precisamos, e  nos mostra um caminho MAIS EXCELENTE: JESUS.  Ele é a resposta  e a única esperança para os suicidas.  Você não precisa precipitar-se para a morte através do suicídio, como ia fazendo o carcereiro; ainda há esperança em Cristo Jesus –  A Única Esperança!

O carcereiro encontrou a saída, sem se deixar vencer pelo suicídio. Após o testemunho dos apóstolos, somos levados a conhecer um  suicida em potencial que foi  salvo por Jesus Cristo, através dos atos dos apóstolos. Você que está  acompanhando este raciocínio, o que pensa? Você reconhece que é pecador? Sabe que os seus pecados poderão levá-lo à eternidade sem Deus, sem salvação, no inferno? Pense nisto!

 

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: