terça-feira, 13 de janeiro de 2015

UMA REFLEXÃO À LUZ DA BARBÁRIE NA REVISTA CHARLIE HEBDO


 

O dia 7 de janeiro de 2015 ficará marcado na História como o maior ataque à liberdade de imprensa. Doze pessoas foram assassinadas, entre elas o diretor da revista e 4 chargistas conhecidíssimos no mundo, que trabalhavam na Revista Charlie Hebdo, em Paris. Dois terroristas ligados a Al Qaeda entraram no prédio da revista e executaram barbaramente os chargistas e outros funcionários da empresa. Sabemos que os extremistas islâmicos estão dispostos a matarem e morrerem por sua crença num deus vingativo e déspota.  A religião islâmica é extremada, impaciente e violenta. Atacam todos aqueles que “ferem” a sua crença. Há um trabalho muito intenso de “evangelizar” o máximo de pessoas em todo o mundo e “convertê-las” ao islamismo. A religião islâmica é preconceituosa e implacável. Os países islâmicos não admitem a liberdade de outros credos em seus territórios, mas querem liberdade nos territórios alheios para onde se dirigem seus “missionários” e cidadãos que buscam trabalho. Os sunitas e os xiitas são inimigos. Lutam entre si e de forma bárbara. Eles estão crescendo muito na Europa e já chegaram também na América Latina.

        O ataque à revista Charlie Hebdo é uma demonstração do que os extremistas islâmicos são capazes de fazer como acontece em áreas da Síria e do Iraque dominadas pelo Exército Islâmico, formado por homens sanguinários que matam mulheres e crianças. Temos visto as atrocidades cometidas por esse exército aos cristãos e outros grupos que não professam o seu credo. A religião é um sistema de escravidão, vingativo e destruidor. Ela enfatiza o mérito humano em detrimento da graça divina. O homem vale pelas obras que faz. O deus do islamismo é um deus legalista, intransigente e implacável. Alá é o deus do islamismo, o Corão é o seu livro-texto e Maomé o seu maior profeta. O Islamismo professa a “guerra santa” e o seu alvo é conquistar o mundo para Alá utilizando estratégias diversas.

        A barbárie ocorrida na Revista Charlie Hebdo é uma demonstração da violência e do espírito assassino que é fortíssimo no extremismo islâmico. A religião muçulmana não admite qualquer brincadeira com Alá, o Corão e Maomé. Temos o exemplo de Salman Rushdie, escritor britânico de origem indiana, que, por causa dos Versos Satânicos (uma interpretação jocosa de alguns versos do Corão) foi  condenado à morte pelo aiatolá Khomeini, do Irã. Até hoje ele vive escondido e protegido pela Policia britânica. Esta atitude é de gente medíocre, extremada, preconceituosa, intolerante e com um espírito assassino. O Senhor Jesus Cristo, o Deus encarnado, em nenhum momento respondeu com violência as provocações, humilhações, sofrimento atroz, e, finalmente, a morte pelos judeus e romanos. Sendo Deus, deu-se por nós na cruz e nos ensinou a amar os nossos inimigos, a bendizer os que nos maldizem e abençoar os que nos amaldiçoam e a perdoar os que nos ofendem e nos odeiam (Mt 5.43-48).

        O cristianismo autêntico está na contramão do islamismo em todas as suas formas. Nós, cristãos, não seguimos uma religião, mas seguimos e servimos a Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor – Aquele que voluntariamente morreu por nós na cruz, nos ensinou a amar, a tolerar os contrários e viver em paz com todos. Ele disse: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11.29). Aquele que nasceu de novo vive uma vida de amor e compaixão; solidariedade e serviço; alegria e contentamento; paz e convivência amistosa. Paulo sofreu perseguição, foi atacado, esbofeteado, chicoteado, mas não revidou. Para ele, sofrer por Cristo era um privilégio, uma honra. Ele nunca promoveu extremismo, violência, intolerância, vingança e nem agressão. A sua pregação consistia em testemunhar da obra de Cristo na cruz e na ressurreição. O seu assunto era Jesus Cristo e este crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gregos (1 Co 1.12; 2.1-5). Então, o Antigo e o Novo Testamentos revelam um Deus de amor, que nos desafiou a amá-lO de todo o coração, alma, entendimento e com todas as forças, e ao próximo como a nós mesmos.

        A verdadeira fé não agride, não mata, não age com intolerância, não rejeita, não atua com preconceito, mas ama sempre apresentado a verdade que é Cristo Jesus, que liberta do jugo da religião. Lá da cruz, sofrendo dores terríveis por nós, que não suportaríamos, ele disse: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. O Mestre era cheio de amor, ternura e aceitação para com o perdido, devasso, maltrapilho e pródigo. Ele não aceita as pessoas por mérito delas, mas pela graça mediante a fé no Seu sacrifício na cruz. Cristãos genuínos, mesmo sendo criticados, vilipendiados, perseguidos pelos cartunistas de Paris ou qualquer outro grupo, jamais reagiriam como os terroristas islâmicos. Devemos barrar a intolerância pelo amor e pela aplicação da lei. Não podemos aceitar qualquer tipo de violência, de ataque aos que pensam diferente de nós. O ataque à revista Charlie Hebdo deve ser condenado veementemente pelas pessoas de bem. Os terroristas devem ser exemplarmente presos e condenados pelas leis da França. Os nossos protestos devem ser pacíficos. Não devemos ser vingativos, mas vivermos em amor como Cristo Jesus, nosso Senhor.  

 

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pr.  

Nenhum comentário: