domingo, 15 de junho de 2008

Experimente a Glória de Deus

Êx 32.11-13

É muito comum em nossos dias ouvirmos falar sobre o poder e a glória de Deus, sobre avivamento espiritual e coisas desse tipo. Mas, a questão é: Qual tem sido a nossa compreensão a respeito desse assunto? Queremos, realmente, experimentar o glória de Deus em nossas próprias vidas, ou apenas queremos presenciá-la no meio do povo de Deus por mera curiosidade? Estamos dispostos a buscar o poder e a glória de Deus, tendo a convicção de que haveremos de pagar um alto preço para que isto se efetue a partir de nós?
Em Êxodo, 24 a 34, temos um grande exemplo da trajetória de um homem que experimentou e vislumbrou a manifestação da glória de Deus na sua plenitude, de forma extraordinária, no exercício de suas atribuições como servo de Deus. Vejamos como.

Primeiramente, a Bíblia diz (Êx 24.18) que Moisés esteve na presença do Senhor quarenta dias e quarenta noites. Esteve literalmente na presença do Senhor. E, certamente, como Paulo, poderia dizer que viu e ouviu “coisas inefáveis”, as quais seriam impossíveis de serem reveladas aos demais mortais, exceto aquelas palavras que o Senhor mesmo escreveu nas tábuas de pedra. O fato é que viu a manifestação da glória de Deus. Ou seja, Deus se deu a conhecer de uma forma tremenda, sublime e majestosa.

Depois de experimentar a doce presença do Senhor, recebendo diretamente da Fonte, Moisés então foi encorajado a interceder em favor de seu povo. Moisés apela ao Senhor como representante daquele povo. E continuou argumentando com Deus, mediante a promessa do Senhor em preservar para si um povo especial. Era como se dissesse: "Senhor, eu me sinto feliz em ser Teu servo, e estar vivendo em Tua companhia. Mas, Senhor, esta é a minha gente, a minha grande família. Não posso ser feliz sozinho. Minha felicidade depende da felicidade desse povo.

Minha vitória não será completa, se não for compartilhada, se eu não tiver com quem dividir os louros da conquista. Eu quero ser, Senhor, um elo entre Ti e esse povo que o Senhor mesmo escolheu para a Tua glória. Por favor, não me deixe caminhar solitário, ainda que a vitória me seja assegurada. Preciso ajudar esse povo a caminhar e vencer!"
E Deus concedeu-Lhe uma resposta favorável. Se você também sente-se carente de uma resposta favorável e eficaz, diante das circunstâncias desalentadoras da vida, clame agora ao Senhor para que Ele lhe proporcione experimentar a sua excelsa glória também!

Nenhum comentário: