domingo, 8 de junho de 2008

Viva Em Família!

_ “Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus na sua santa morada. Deus faz que o solitário viva em família” (Sl 68.5-6).

Quando Deus quer usar alguém de forma especial, extraordinária, Ele o faz, normalmente, através do deserto da vida. Verificaremos que, ao menos uma vez, fazendo-o passar por tenebrosos desertos. Quando ingressei no Seminário com o propósito de preparar-me para o ministério, não conseguia imaginar o que haveria de sofrer por amor a Cristo, ou devido à necessidade de subordinar-me à disciplina divina, a fim de que Deus pudesse tratar comigo convenientemente, conduzindo-me ao entendimento de algumas coisas as quais de outra forma, senão através das aflições dos desertos da vida, eu poderia entender, absorver, corrigir meus passos e mudar alguns paradigmas aos quais estava aferrado em minha formação.

Durante a maior parte de meu ministério, passei de um deserto para outro, com alguns preciosos intervalos de oásis espirituais. Mas não posso atribuir minhas passagens pelos desertos à denominação a qual estive filiado, nem às pessoas com as quais me relacionei nesses tempos. Assim como o Espírito Santo conduziu Jesus, o Mestre divino, para ser tentado, provado e aprovado no deserto, o mesmo Espírito Santo me conduziu aos desertos e pelos desertos para que de alguma forma eu pudesse ser preparado, treinado para exercer um ministério específico, num tempo e lugares específicos, com pessoas específicas. Hoje, sem mágoas ou amargura, livre do deserto, ou continuando através de outros desertos, sei que Deus continua no controle de minha vida, sustentando-me e guiando-me confortavelmente pelos desertos que ainda possam vir.

Minha convicção, porém, é que assim como meu Senhor não foi deixado só, abandonado no deserto, também eu jamais serei ou estarei sozinho pelos desertos da vida. Espero que também você, amado leitor, possa certificar-se dessa garantia e convicção.
A terra em que vivemos é um deserto árido e carente do amor de Deus. Também nós, precisamos nos recolher, solitários, para oração e para reflexão quanto ao que podemos fazer enquanto temos tempo suficiente.

É importante enfatizar que os filhos de Deus são guiados pelo Espírito. Seja num belo jardim, ou num deserto abrasador. O que importa não é onde estamos vivendo, mas se estamos sendo conduzidos pelo Espírito Santo. Então, ainda que seja num longo e escaldante deserto, numa triste e solitária caverna, ou num florido palacete, haverá paz em nosso interior: “Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus na sua santa morada. Deus faz que o solitário viva em família” (Sl 68.5-6). Portanto, Viva Em Família!

Nenhum comentário: