sábado, 28 de junho de 2008

Oração e Bíblia

A Bíblia nos informa como o Senhor Jesus enfrentou e venceu as astúcias de Satanás: Oração e Bíblia. Jesus estava orando, se fortalecendo através da comunhão com o Pai. Quando o Diabo se aproximou, Jesus, cheio do Poder de Deus, apresentou-lhe a Bíblia como a Espada do Espírito. E o inimigo sucumbiu. Não podemos nos esquecer do sublime exemplo de nosso Mestre.

É importante observarmos que o Espírito Santo trabalha em nós para nos conduzir à santificação, porém, isso não implica em passividade de nossa parte. O Espírito trabalha em nós com a nossa participação, por isso Paulo nos exorta: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena... Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem... Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça...” (Cl 3.5 a; Rm 12.21; 3.16).
E o apóstolo Pedro acrescenta: “...Pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor” (2 Pe 2.19 b).

Talvez você esteja pensando: mas eu sou um profissional super-ocupado, não tenho tempo para pensar ou para praticar a fé cristã... Aí está a questão fundamental: cristianismo, ou fé cristã, não se resume numa forma de cultuar num determinado dia da semana. Não se trata de uma roupa que você coloca quando vai ao templo para cultuar. Aqui temos o problema do mal do pecado, ou da carne – o mal interior. Assim, o pecado torna-se cada vez mais insaciável, como disse o salmista: "Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas catadupas..." (Sl 42.7a). É como escreveu João: “Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se” (Ap 22.11).

Em Ef 2.1, Paulo fala que Deus nos deu vida. Ou seja, a nossa força para vencer o diabo e o pecado vem do Senhor. Para aqueles que já receberam essa vida em Cristo, Paulo escreve encorajando-os a deixar o pecado e levantar-se “dentre os mortos” (Ef 5.14).
Ou seja, é o desafio para que vivamos de maneira correspondente à nossa condição de redimidos e lavados pelo sangue precioso de Cristo Jesus. Não podemos nos deixar enredar pelo pecado como aqueles que não têm esperança, que estão mortos em seus delitos e pecados, sem Deus no mundo. O desafio, portanto, é para que estejamos alertas a fim de que nossa vida não se assemelhe àquela dos que estão perdidos, sem Cristo e sem salvação.
A Ele, portanto, toda glória e toda honra. Amém.

Nenhum comentário: