terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A GRAÇA DA CONSOLAÇÃO

Pr. Patrick J. Campbell proferiu um excelente sermão sobre a soberania de Deus no sofrimento de Jó, e com o seguinte tema: “Que motivos você tem para adorar e servir ao Deus vivo?” Tomo a liberdade de apresentar aqui o resumo do mesmo para a nossa edificação:

_ “Você adorará e servirá ao Deus vivo, que é revelado em Jesus Cristo, se perder todas as suas posses materiais?

_ “Você adorará e servirá ao Deus vivo, que é revelado em Jesus Cristo, se perder os seus filhos?
_ “Você está disposto a adorar e servir ao Deus vivo, que é revelado em Jesus Cristo, se perder sua saúde? Não existe qualquer referência bíblica onde Deus nos garanta plena saúde. Cristo sofreu por nós, deixando-nos o exemplo.

_ “Você adorará e servirá ao Deus vivo, que é revelado em Jesus Cristo, quando perder seus amigos? Leiam sobre os amigos de Jó. Quem tem amigos assim, não precisa de inimigos!...
_ “Você adorará e servirá ao Deus vivo, que é revelado em Jesus Cristo, mesmo quando Deus fica em silêncio?”

Finalmente, Patrick apresenta algumas importantes lições sobre o assunto:
1a – Servir a Cristo não é garantia de que você não sofrerá.
2a – Nossa fé será posta à prova no sofrimento.
3a – Satanás pode estar por traz de muitos dos nossos sofrimentos.
4a – Cuidado com as respostas teológicas simplistas.
5a – Não acuse a Deus em suas provações. Cuide de suas emoções: “porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” (Is 55:9).
6a – Cuidado com o conselho de seus amigos quando sofrer.
7a – Lembre-se que não importa quão escura a situação, Deus ainda é soberano. As nuvens que tanto tememos ainda estão cheias de misericórdia (Lm 3:21-26).
8a – Lembre-se que através de seus sofrimentos você pode experimentar um crescimento especial (Jó 42.1-4). Nossa vida é pela fé.

9a – Não importa quão difícil a provação, Deus é digno de ser adorado, amado e honrado: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Rm 8:18).
10a – Lembre-se, nosso Deus é cheio de misericórdia (Tg 5:10-11). Se nós servimos a Cristo por algum motivo qualquer que não seja por Ele mesmo, estamos arrumando encrenca. Graças a Deus por aqueles que servem ao Senhor porque Ele é digno. Um homem pecaminoso nunca tem direito de exigir explicações de Deus: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” ([1]). Quando as tempestades das provações vêem, temos que adorar ao Senhor!”.[2]

Tenho conhecido pessoas que só foram quebrantadas pelo amor e poder de Deus, depois de passarem pelo tormento e aflição. Quando, no limite de suas forças e resistência, foram persuadidas pelo amor que excede a todo entendimento. Reconhecendo, assim, seus pecados, confessando-os e arrependendo-se aos pés do Senhor Jesus. Precisamos pensar nesses casos, tirando lições para o nosso viver cristão. E que o Senhor nos ajude a fim de evitarmos os maus exemplos.

“Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim” ([3]).

Nossa atitude diante do sofrimento, portanto, deve ser de adoração e gratidão a Deus, como fizeram os apóstolos do Senhor. Não há como fugir da luta, nos omitir, ou fingir que somos imunes, ou que estamos isentos dessa situação. Quando alguém diz que a Igreja está doente porque constata problemas e dificuldades, está simplesmente caindo na realidade claramente expressa na Palavra de Deus. Então, não nos compete ficarmos nos lamuriando e nos alarmando com a situação. Nossa missão não é fugir da situação, fugir do “incêndio”. E, nem mesmo, fugir da “fumaça” (causa ou efeito do incêndio). Nossa missão, enquanto servos de Jesus Cristo, não se restringe à função de ARAUTOS – aqueles que dão o alarme e anunciam o perigo à vista. Mas, sim, ao cuidado com os feridos, estropiados e mutilados pelo pecado.

Sim, podemos dizer com segurança na Palavra divina: DEUS NOS DÁ FORÇA PARA VIVER! Que Ele, portanto, nos abençoe, a fim de que possamos desenvolver o nosso entendimento e maturidade espiritual para melhor compreendermos estas coisas. Porque a graça de Deus nos basta!

Pr. Vanderlei Faria – pastorvanderleifaria@yahoo.com.br




[1] Dt 29:29
[2] Campbell, Patrick J. – XIX Conferência Fiel para pastores e líderes, 6 a 10 de outubro de 2003
[3] Jó 19:25-27

Nenhum comentário: